Unex participa de encontro para apresentar o sistema Sivast

Unex participa de encontro para apresentar o sistema Sivast

A unidade feirense do Centro Universitário de Excelência – Unex, recebeu nesta terça-feira (11),  uma importante capacitação que fará toda a diferença para a saúde dos trabalhadores na Bahia. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab através do Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana trouxeram informações e oficina para o Sistema de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador – Sivast. Na ocasião, a Unex foi representada pela analista do curso de fisioterapia, Verena Liberal. 

Com o intuito de discutir sobre a implantação do Sivast e promover uma oficina de capacitação, que a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador – Divast, o Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, reuniram-se para uma capacitação com representações dos municípios da região centro-leste que compreende Feira de Santana e outros 27 municípios circunvizinhos como Santa Bárbara, Serrinha, Antônio Cardoso, dentre outros.

“O Sivast é um sistema do Estado, novo e de monitoramento especializado onde todas as ações realizadas em saúde do trabalhador serão registradas nesse local. Essas informações visam cumprir os indicadores do Estado da Bahia. Os municípios realizam ações de Educação Permanente que são os profissionais de saúde capacitados, ações de educação e saúde que é para toda população trabalhadora e as inspeções sanitárias em vigilância de saúde do trabalhador. Cadastram todas essas informações no sistemas e elas serão monitoradas por outras instâncias chegando ao Ministério da Saúde”, informou Lívia Marques de Andrade, uma das organizadoras do encontro e técnica de vigilância e saúde do trabalhador do núcleo de Feira de Santana. 

Uma das principais palestrantes durante o encontro, a professora e coordenadora do Cerest, Verena Liberal, ficou responsável pela parte prática.  “Apresentou o sistema e a funcionalidade dele aos participantes. Como acessar, preencher e todos os requisitos necessários para que nenhuma informação se perca ou passe despercebida”, disse Verena que é analista do curso de fisioterapia da Unex e ministra as disciplinas de Epidemiologia e Bioestatística e Vigilância em Saúde.