Unex participa da inauguração do Centro Integrado de Educação Inclusiva em Feira de Santana

Unex participa da inauguração do Centro Integrado de Educação Inclusiva em Feira de Santana

Um resgate social e cultural para a população de Feira de Santana. Essa é a importância do Centro Integrado de Educação Inclusiva inaugurado na tarde desta quinta-feira (30) com a presença do prefeito do município, Colbert Martins, a secretária de educação municipal, Anaci Paim, a reitora do Centro Universitário de Excelência – Unex, Marcly Pizzani e outras autoridades locais. 

O Centro funcionará no espaço conhecido como o antigo Feira Tênis Clube (FTC). O equipamento público que também conta um ginásio de esportes, chega para fortalecer o atendimento psicopedagógico, psicológico, de psicomotricidade e atendimento educacional especializado para os estudantes da rede municipal de educação com algum tipo de deficiência. 

 

Para a reitora da Unex, a inauguração trouxe boas memórias, mas traz também a responsabilidade com o povo feirense. “Estamos fazendo parte de um marco para a cidade de Feira de Santana. Nós, como instituição parceira, estamos com a responsabilidade de trabalhar, prestar serviço à população e fazer muito mais por essas famílias”, disse Pizzani. 

A Secretária de Educação Municipal, Anaci Paim, fez questão de falar em relação a parceria da Unex com o Centro. “É extremamente importante essa parceria. Fortalece o trabalho realizado pelos estudantes e dos profissionais. É uma relação de via dupla e estamos fortalecendo ”. Paim ainda falou sobre a importância de resgatar o local para a memória afetiva dos feirenses. “O antigo FTC está presente na memória de muitos por ter sido um clube social e trazer este equipamento agora é mostrar novamente a acolhida ao povo de Feira. A proposta pedagógica vem para completar o trabalho realizado em sala de aula. Nós dispomos de uma equipe qualificada e dispomos de equipamentos modernos, de última geração. O conjunto dessa estrutura que faz a diferença para este local”, disse.

Ações Unex

O Centro Universitário de Excelência – Unex, iniciou parceria com o Centro Integrado de Educação Inclusiva com curso de capacitação de Suporte Básico de Vida para os professores e funcionários do local, através do curso de Enfermagem. A ação ocorre em referência a Lei 13.722/18, mais conhecida como Lei Lucas, que prevê a capacitação em noções de primeiros socorros a todos os funcionários de estabelecimentos de educação básica e de recreação infantil. 

A ação que ocorreu na última segunda-feira (27) foi apenas a primeira de algumas que já se encontram agendadas no local. A Unex disponibiliza o corpo de todos os cursos presentes da unidade feirense para atender a comunidade local.