Unex participa da 10ª EndoMarcha e 1ª Caminhada em Combate à Violência Contra a Mulher, em Feira de Santana

Professores e estudantes dos cursos de saúde do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, estiveram presentes durante a 10ª edição da EndoMarcha que aconteceu neste sábado (25), pelas ruas do Centro de Feira de Santana. Ocorrendo simultaneamente em mais de 12 cidades em todo o país, a Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose reuniu várias pessoas para um dia de luta e prevenção contra a doença.

A endometriose é uma doença que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. Ela tem início quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce fora dele causando dor, inclusive fora do período menstrual, inchaço e sangramento. A causa ainda não é conhecida, mas entende-se que é resultado de situações genéticas. O tratamento acontece, em sua maioria, com anticoncepcionais para regular o período menstrual e aliviar a dor.

Presente na caminhada, a reitora da Unex, Marcly Pizzani, disse que a EndoMarcha é necessária para informação sobre a doença e completou dizendo que a Unex estará sempre presente quando o assunto for levar conhecimento e interagir com a sociedade. “Nós estaremos sempre presentes e unidos quando o movimento tiver o objetivo da informação. A Unex abraça a causa da luta dessas pessoas e estimula a conscientização”, informou Pizzani.

Na ocasião, a unidade feirense esteve presente prestando serviço à população com atendimentos dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Farmácia.

Combate à Violência Contra a Mulher

Representantes do corpo docente da Unex abraçaram a causa e se juntaram às dezenas de mulheres que estiveram presentes durante a 1ª Caminhada em Combate à Violência Contra a Mulher, ocorrida também nas ruas do Centro de Feira de Santana, neste domingo (26).

“Defender essas mulheres, é lutar por uma vida digna, lutar por respeito e dignidade. Não podemos nos calar diante de qualquer tipo de violência. Apoio e estarei sempre disponível para esta luta”, disse a professora e coordenadora do curso de Direito na Unex-FSA, Geruza Gomes.