Unex celebra Consciência Negra com diversidade, saúde e cultura

Programação do Novembro Negro teve como tema “Celebrando a Diversidade”

A Unex Centro Universitário de Excelência promoveu uma celebração vibrante e inclusiva para marcar o Dia da Consciência Negra. O evento, que ocorreu na unidade de Vitória da Conquista, reuniu estudantes, professores e membros da comunidade para promover a reflexão, o diálogo e a celebração da cultura afro-brasileira.

“Mais do que uma celebração, os eventos da Consciência Negra da Unex são uma manifestação de compromisso com a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças”, afirma o reitor Aureliano Tavares. Os eventos e os debates promovidos previamente em sala de aula reforçam a importância de reconhecer os passos que o Brasil ainda precisa traçar rumo à igualdade racial e celebram as contribuições da comunidade negra para a sociedade brasileira.

As atividades começaram mesmo antes do dia 20 com um webinar que deu start às ações comemorativas do mês. No dia 13, o webinar “Consciência Negra, Empreendedorismo e Racismo Religioso”, ao vivo, com as entrevistadas Khice Diane Rocha e a mãe de santo Rosilene Santana, promoveu muita reflexão sobre a população negra na cidade. Já no dia 18 de novembro, o curso de nutrição ofereceu um tutorial de estágio cujo tema foi “Descolonialidade e saúde para a população negra”, voltado aos estudantes e ao público externo da área.

O 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares e tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil. A programação da Unex, nesse dia, começou logo pela manhã e se estendeu até a noite, promovendo saúde, informação, cultura, música, dança e muita reflexão. O evento foi marcado por uma diversidade de atividades que destacaram a riqueza cultural afro-brasileira atreladas às teorias discutidas em sala de aula. Profissionais qualificados ofereceram atendimentos e orientações sobre questões específicas que afetam a comunidade negra, promovendo a conscientização e incentivando a busca por um estilo de vida saudável. A feira gastronômica, com pratos típicos da culinária afro, proporcionou uma experiência sensorial única, levando os participantes a uma jornada pelos sabores e tradições. Além disso, as rodas de capoeira e samba de roda com os grupos Farmec e Atuar trouxeram a energia contagiante das expressões artísticas, envolvendo todos em momentos de alegria e celebração.

Além das atividades festivas, o evento proporcionou espaços para análise e diálogo sobre a importância do Dia da Consciência Negra. Palestras e mesas-redondas abordaram temas como a história da luta antirracista, a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. Nathan Alves, estudante do décimo semestre do curso de Direito da Unex, participou como convidado na palestra “Direito, cultura jurídica e relações étnico raciais” e comentou a oportunidade: “Foi um prazer como aluno estar aqui dividindo os meus desafios e vivências nesse dia tão importante pra gente”.

O evento não se limitou ao campus universitário, estendendo o seu impacto à comunidade local. A presença de moradores, palestrantes e dos grupos artísticos da região reforçou a importância de iniciativas que conectam a universidade à comunidade, promovendo a troca de experiências e conhecimentos. Kaique Borel, mestre em educação, palestrante do evento, evidencia a importância desse tipo de conversa dentro do espaço das universidades: “Nós falamos sobre a racialidade e como ela atravessa todos os espaços, inclusive na educação. É muito importante que essas pautas estejam sempre presentes na universidade para que outras pessoas tenham acesso, não só ao conhecimento, mas que possam participar desse espaço acadêmico”.