Setembro Amarelo: evento aborda análise e manejo clínico do comportamento suicida

Assunto foi tratado de forma leve pelo psicólogo Augusto César Neto

Manejo clínico e análise de contingências para um comportamento suicida. É um tema polêmico e que desperta diversos gatilhos, mas necessário. O Setembro Amarelo traz a necessidade de conversar, entender e acolher a todos que necessitam. Com este objetivo que, na última segunda-feira, (25/09), o colegiado do curso de Psicologia da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, promoveu uma palestra esclarecedora sobre o assunto.

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de discutir abertamente o tema e oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis. Liderados pela coordenadora do curso, Francicleide Pimentel e pela professora Ana Maria Oliveira, o momento promoveu a compreensão e o acolhimento das pessoas que enfrentam problemas relacionados ao comportamento suicida através da palestra ministrada pelo psicólogo Augusto César Neto.

Trazendo experiência com o estágio na área, a estudante do 10º semestre do curso, Alda Vitória, falou um pouco aos colegas o que é estar na linha de frente atendente e, principalmente acolhendo as pessoas. “O estágio é muito gratificante mas sabemos que não é fácil. Falar do Setembro Amarelo com foco no suicídio é muito delicado, então preferimos falar de forma mais leve”, relata.

Augusto César trouxe a importância de ouvir e prestar atenção aos sinais do outro, além de dados que apresentam o quanto é necessário o debate sobre o tema. Sua apresentação proporcionou insights valiosos para os futuros profissionais da Psicologia. Entusiasmada com o momento, a professora Francicleide disse que é muito difícil falar sobre o assunto, mas é necessário quebrar este tabu. “Falar sobre suicídio sempre desperta gatilhos. Precisamos abordar de forma leve, mas nunca deixar de falar”, disse.

O Setembro Amarelo continua sendo um momento fundamental para estimular o diálogo sobre a prevenção ao suicídio e lembrar a todos que a solidariedade e o apoio podem fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios emocionais.