Responsabilidade Social: ação promove doação de cadeiras de rodas adaptáveis em parceria com a Unex

A iniciativa é da ONG estadunidense, Joni&Friends e ocorreu em Feira de Santana.

Demonstrando seu compromisso com a responsabilidade social e a formação de profissionais humanitários, o Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, se uniu à Organização Não Governamental (ONG) estadunidense Joni&Friends numa ação social que amparou mais de 140 pessoas no município. Alunos do curso de Fisioterapia da instituição participaram ativamente da iniciativa, que consistiu na doação e adaptação de cadeiras de rodas sob medida para indivíduos necessitados. Essa ação, intitulada “Rodas para o Mundo”, marca sua segunda edição na cidade.

A colaboração entre a Unex e a Joni&Friends reafirma a importância da educação superior em nutrir uma abordagem humanizada e solidária entre futuros profissionais. Sob a orientação de seus professores, os estudantes de Fisioterapia tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em uma situação prática, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências.

As cadeiras de rodas doadas foram adaptadas individualmente durante o evento, levando em consideração as necessidades específicas de cada beneficiário. A altura, a regulagem e o estofado foram ajustados para garantir o máximo de conforto e mobilidade.

A reitora da Unex, Marcly Pizzany, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Vivenciar momentos como esses na prática reforça a missão de uma instituição de ensino superior. Fico feliz em contribuir com esse momento e continuaremos a fortalecer parcerias desse tipo”, disse a professora que ficou encantada com toda a estrutura que viu.

Representando todos os estudantes de Fisioterapia presentes, Elaine Mercês, compartilhou sua experiência. “Este é o meu segundo ano participando dessa ação e tem sido incrível, uma experiência de aprendizado profundo. Cada cadeira de rodas é adaptada de maneira individual, e isso é extremamente valioso para nossa formação. É uma oportunidade única de interagir com os pacientes dessa forma”, contou.

Priscila Rocha, representante da Joni&Friends no Brasil, explicou a relevância da organização. “A Joni&Friends é uma ONG dos Estados Unidos com mais de 40 anos de atuação, dedicada a trabalhar com pessoas com deficiência em todo o mundo. O projeto ‘Rodas para o Mundo’ tem como objetivo fornecer cadeiras de rodas, bengalas e andadores para as pessoas que mais precisam e o cadastro dos beneficiários é feito localmente”, disse Priscila que também sinalizou a excelência da formação dos estudantes e profissionais que se colocaram à disposição. “Os estudantes da Unex foram notáveis em sua preparação e envolvimento nesse projeto”.

Essa iniciativa conjunta entre a Unex e a Joni&Friends não apenas beneficiou a comunidade de Feira de Santana, mas também ressaltou a importância de programas educacionais que cultivam a consciência social entre os estudantes, preparando-os para serem profissionais engajados e compassivos em suas futuras carreiras.

Dia Mundial da Saúde

Ainda durante a semana, os estudantes dos cursos de saúde da Unex participaram de uma ação de atendimento aos pacientes que se encontravam para atendimento na recepção do Hospital Geral Clériston Andrade.

Participaram estudantes dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Nutrição promovendo atendimentos como aferição de pressão arterial, tipo sanguíneo, orientação para a saúde bucal e nutricional, rodas de conversas, dentre outros.