Reformas Jurídicas e Justiça Social é tema de Aula Magna na Unex

Evento de boas-vindas aos estudantes do curso de Direito de Feira de Santana contou com a presença de líderes e renomados profissionais da advocacia baiana

Reformas Jurídicas e Justiça Social é tema de Aula Magna na Unex

Na última segunda-feira, 12, o auditório da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana, recebeu uma Aula Magna que marcou o início do semestre letivo 2024.2 para os alunos do curso de Direito. Com o tema “Reformas Jurídicas e Justiça Social: o papel do jurista na transformação da sociedade”, o evento contou com a presença de Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB/BA); Raphael Pitombo, presidente da OAB, Subseção de Feira de Santana; e Mônica Mattos, advogada, docente e coordenadora do curso de Direito da Unex Feira de Santana.

Daniela Borges destacou o papel transformador dos juristas na sociedade, enfatizando a importância de um compromisso ético e humanitário na prática do Direito. A advogada fez história ao ser a primeira mulher a ocupar o posto da presidência da OAB no estado. Raphael Pitombo, que também é procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, compartilhou sua visão sobre os desafios enfrentados pela advocacia em tempos de reformas jurídicas, incentivando os alunos a se engajarem ativamente nas questões sociais e jurídicas do país.

A advogada e professora Mônica Mattos ressaltou a importância da Aula Magna para os alunos, especialmente por coincidir com o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. “A aula de boas-vindas do semestre, além de celebrar o Dia da Advocacia, acolhe e oferece aos estudantes uma perspectiva valiosa sobre a carreira jurídica, reforçando a importância de uma educação integrada e orientada para a formação ética, humanizada, sempre com foco no aprimoramento contínuo e na excelência profissional”, afirmou a coordenadora do curso de Direito da Unex Feira de Santana.

A cerimônia de boas-vindas contou ainda com a participação de docentes do colegiado e funcionários da instituição, tendo como cerimonialistas os alunos Everton Herberty, do 7º semestre, e Maria Cecília, do 6º semestre. A reitora Marcly Pizzani fez um discurso motivacional, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais éticos e humanizados. “Na Unex, acreditamos que a educação vai além do conhecimento técnico, ela deve formar cidadãos comprometidos com a ética e a justiça social. Nosso compromisso é preparar profissionais que não apenas exerçam suas funções com excelência, mas que também sejam agentes de transformação em suas comunidades. Queremos que nossos alunos se tornem juristas que atuem com responsabilidade e sensibilidade, sempre guiados por princípios éticos e pelo respeito à dignidade humana”, ressaltou.