Psicologia Organizacional e do Trabalho destaca a importância da atuação dos psicólogos no ambiente corporativo

Psicologia Organizacional e do Trabalho destaca a importância da atuação dos psicólogos no ambiente corporativo

Trazendo o diferencial da atuação de um psicólogo em um ambiente corporativo que, o colegiado do curso de Psicologia da Unex- Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, realizou, nesta segunda-feira, 06/11, o seu I Simpósio de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Com orientação da professora Ana Maria Oliveira, o evento reuniu estudantes, além de contar com a participação das psicólogas Amanda Ribeiro, Francileide Costa e a psiquiatra, Laura Régia.

O simpósio foi marcado por uma abordagem aprofundada sobre os campos de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Amanda Ribeiro, que atua na área, demonstrou entusiasmo em compartilhar seus conhecimentos como palestrante e retornar ao ambiente acadêmico. “Estou muito feliz em falar sobre este assunto e retornar como egressa e palestrante”, afirmou Amanda. Durante sua apresentação, ela elucidou os múltiplos aspectos da atuação de um psicólogo no ambiente empresarial. Além disso, Amanda Ribeiro abordou tópicos que se entrelaçaram com as ideias da também psicóloga Francileide Costa. 

Segundo Francileide Costa, que atua como professora e é a coordenadora do curso de Psicologia na Unex – Centro Universitário de Excelência em Feira de Santana, a presença de um psicólogo durante processos de seleção de pessoal pode fazer toda a diferença. “Nós estamos lá e podemos perceber comportamentos e habilidades que um recrutador pode não notar. Podemos direcionar um candidato para uma área onde ele possa se adaptar e desenvolver suas habilidades ao máximo. Quando o profissional é bem orientado e tudo corre bem, todos saem ganhando. Isso faz a diferença em um processo seletivo e no resultado final do trabalho a ser entregue”, destacou a professora. 

Trazendo um tema um pouco mais complexo e necessário para ser discutido, a psiquiatra Laura Régia falou sobre a inserção do colaborador sob o estigma do adoecimento mental. O momento ainda contou com a participação do relato de experiência de estudantes e da participação do intérprete de libras, Elton Oliveira.

O simpósio ofereceu uma oportunidade valiosa para os estudantes de Psicologia e demais participantes compreenderem como a Psicologia Organizacional e do Trabalho desempenha um papel essencial no ambiente corporativo, melhorando a eficiência e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável. As palestras de Amanda Ribeiro e Francileide Costa forneceram insights significativos sobre o impacto da psicologia nas organizações e na seleção de profissionais qualificados.