Outubro Rosa: Unex oferta serviços de saúde para mulheres

Ação foi promovida pelo Hospital Samur e reuniu estudantes, profissionais e instituições de saúde de Vitória da Conquista.

Uma manhã repleta de saúde, bem-estar, atividades físicas e muita informação. Assim ocorreu a Caminhada do Outubro Rosa no último domingo (23), na Lagoa das Bateias. O evento foi realizado pelo Hospital Samur em parceria com a Prefeitura Municipal e a Unex – Centro Universitário de Excelência. O encontro reuniu famílias para uma caminhada a fim de conscientizar sobre o mês de combate ao câncer de mama e saúde da mulher.

Na ocasião, o público também pôde conferir orientações sobre alimentação e práticas saudáveis, participar de atividades físicas e de show ao vivo, fazer exames rápidos como sífilis e HIV, além receber direcionamentos para atendimento psicológico e exames como a mamografia no sistema de saúde municipal.

A Unex esteve presente com estudantes de diversos cursos da área da saúde como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física, em mais uma das oportunidades de prática da profissão nas ações da cidade. Isabel Aparício Pereira, manicure e cabeleireira, elogiou o evento e o atendimento recebido dos alunos: “Eu fui muito bem atendida, fiz aferição de pressão e fui encaminhada para a mamografia. É uma ótima oportunidade para quem não tem muito acesso no dia a dia. Todas as mulheres precisam aprender sobre como se cuidar e prevenir o câncer de mama, é a nossa forma de combater essa doença”.

Taiane Novaes, professora do curso de Nutrição, acompanhou suas alunas do estágio em Nutrição Social e conta como as alunas planejaram o evento: “Elas organizam tudo, os assuntos a abordar, como apresentar as informações sobre os alimentos que contribuem na prevenção do câncer de mama e para uma boa saúde da mulher, além de poder sair da teoria e partir para a prática do atendimento”. A aluna Fabiana Lima cursa o 6° semestre e conta sua experiência: “Quando vamos para a prática, exercitamos as habilidades de comunicação, de acolhimento, toda a organização da dinâmica do evento e acabamos até revisando conteúdos dos semestres anteriores, é muito importante para assimilar os conhecimentos e para nossa profissão no futuro”, disse.

Já para a futura enfermeira, Raissa Viana, do 9° semestre, eventos como esse permitem um vínculo com a comunidade onde os alunos vão atuar no futuro. “Aqui, estamos fazendo aferição de pressão, mas além disso, é a nossa oportunidade de entender e orientar os pacientes em várias áreas da saúde, mesmo que em uma breve conversa, pois conseguimos entender a dor do paciente e direcioná-lo para outros cuidados”. A professora do curso de Enfermagem, Sandra Castro, reforça a importância dessa escuta ativa e humanizada: “No Outubro Rosa, vamos além da prevenção da doença, mas focamos na promoção da qualidade de vida e esse tipo de evento, muitas vezes, é um dos poucos momentos onde a mulher acessa de forma facilitada a informação e acolhimento. A enfermagem na atenção básica é a porta de entrada do paciente nos serviços de saúde”.

Aureliano Tavares, professor e reitor da Unex VIC, comentou sobre a parceria com as instituições públicas da cidade: “Estamos sempre alinhados com as ações sociais que possibilitem cuidar das pessoas de nossa cidade, o que é parte de nossa missão como instituição de ensino superior. Nada mais justo, porque eles serão os futuros profissionais que cuidarão da comunidade”, informou Tavares.

Jordana Andrade, diretora administrativa do Hospital Samur, comenta a importância da parceria da Unex no evento e nas atividades do hospital: “Aqui no evento, temos alunos preparados e dedicados com essa missão, é muito gratificante de ver. Eles já estão presentes na rotina do Hospital Samur, contamos com alunos da Unex em várias áreas de estágio, temos internato, vamos começar a residência médica e estamos ansiosos pelo curso de Medicina que está por vir. Um dos valores do Samur é a educação”, frisou a diretora.