Oficina de Prevenção ao Suicídio mobiliza alunos da UnexMED em Itabuna

Evento do NAP reforça a importância de prevenção ao suicídio e promove dinâmicas de apoio mútuo entre os estudantes

Oficina de Prevenção ao Suicídio mobiliza alunos da UnexMED em Itabuna

O curso de Medicina da Unex – Faculdade de Excelência de Itabuna, realizou, na última terça-feira, dia 10, uma oficina em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da unidade, o evento reuniu estudantes de Medicina com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação da vida.

Durante a oficina, os alunos participaram de atividades interativas que buscaram estimular a autoconfiança, a empatia, o companheirismo e a autoestima. Uma das dinâmicas foi o quiz “Cuidando da mente, valorizando a vida”, no qual os estudantes testaram seus conhecimentos sobre saúde mental. Outra atividade, denominada “Amigo da Autoestima”, incentivou os alunos a trocarem mensagens de apoio e motivação entre si.

Essas iniciativas fazem parte dos “Meses Coloridos”, um projeto contínuo do NAP que aborda temas específicos ao longo do ano para engajar a comunidade acadêmica. Segundo a coordenadora do NAP de Itabuna, Edithiane Vieira, o objetivo desses projetos é integrar conteúdo da Medicina e experiências práticas, com reflexões que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.

O currículo de Medicina da UnexMED prioriza, desde o início da graduação, disciplinas que fomentam o humanismo e uma visão holística da área. Ações como essa reforçam o compromisso da instituição com a formação de profissionais capacitados além do aspecto técnico.

Sobre a Unex

A Unex – Faculdade de Excelência combina teoria e prática desde os primeiros semestres do curso de Medicina, oferecendo uma formação inovadora com professores qualificados e um forte compromisso com a saúde da comunidade. Por meio de projetos como os promovidos pelo NAP, a Unex reafirma seu papel na preparação de médicos para os desafios contemporâneos da profissão.