Multiprofissionais da área de saúde discutem abordagens inovadoras para o tratamento do câncer renal, nesta sexta (15)

Multiprofissionais da área de saúde discutem abordagens inovadoras para o tratamento do câncer renal, nesta sexta (15)

Encontro acontece no auditório da Unex e conta com a presença do nefrologista, Dr. Pedro Bibiano, da nutricionista Sara Lima e da enfermeira Bruna Carneiro

Em comemoração ao Dia do Rim e trazendo um tema atual e importante a ser conhecido e discutido pela sociedade, o curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, promove, nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, a mesa redonda sobre “Câncer Renal – uma visão abrangente”. O encontro, aberto ao público, acontece no auditório da instituição e os interessados podem se inscrever gratuitamente através do link.

Em uma busca incansável por conhecimento e conscientização, a conversa sobre o câncer renal, que conta com as participações do médico nefrologista Pedro Bibiano, da nutricionista Sara Lima e da enfermeira Bruna Carneiro, promete abordar as formas menos discutidas da doença. 

Popularmente sabemos que os rins são responsáveis pela filtragem do sangue do nosso corpo e eliminação das toxinas do sangue e urina, mas para além desta função, eles também desempenham algumas funções primordiais para o organismo. Podemos destacar a produção de determinados hormônios e a ativação da vitamina D. Segundo o Dr. Pedro Bibiano, este importante órgão do nosso corpo também é responsável pelo “controle dos níveis pressóricos e diminuição dos riscos de anemia, além da manutenção do equilíbrio do organismo”. 

Doenças como infecção urinária e cálculos renais são mais comuns para a população. O câncer renal se apresenta de forma mais comum a partir dos 60 anos, na população masculina, com sangramento na urina e dor abdominal. “O câncer renal é uma condição em que as células renais se multiplicam de forma descontrolada e formam um tumor maligno nos rins. Pode apresentar como um dos seus sintomas uma massa palpável e perda de peso”, indica Bibiano. 

O nefrologista ainda sinaliza que a detecção acontece basicamente por exames de imagem, principalmente a tomografia computadorizada com contraste ou ressonância magnética. O tratamento é cirúrgico, mas existem, em alguns casos, a possibilidade de utilização de radiofrequência em tumores menores e medicamentos associados a quimioterapia ou imunoterapia para situações de doenças mais avançadas. 

Alerta aos fatores de risco

O alerta fica para o estilo de vida das pessoas. A obesidade, hipertensão e tabagismo aparecem como os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer renal. “É importante adotar mudanças do estilo de vida para a prevenção da doença”, fala Bibiano reforçando que “a prevenção sempre será o melhor tratamento para qualquer doença”. 

O evento tem o objetivo de projetar um olhar para o futuro da doença. Abordagens inovadoras, pesquisas promissoras e avanços tecnológicos serão discutidos, oferecendo uma visão otimista sobre o progresso contínuo na compreensão e tratamento do câncer renal. Para o coordenador do curso de Medicina da Unex, professor Dr. Lino Sieiro Netto, esta é mais uma iniciativa de sucesso e com um olhar que contempla a todos. 

A palestra “Câncer Renal – Uma Visão Abrangente” é mais uma iniciativa do curso de Medicina da Unex que está conectado diretamente com as necessidades da comunidade feirense. Os interessados em ingressar no curso nota máxima do MEC podem fazer a inscrição no processo seletivo até o próximo dia 19 de março através do site. A prova está marcada para o dia 24 deste mês. Para aqueles que desejam ingressar através da Transferência Externa as inscrições vão até o dia 20, com prova presencial no dia 26 de março.