Medicina Veterinária em evolução: principais tendências foram expostas no COMVET 2023 da Unex

Medicina Veterinária em evolução: principais tendências foram expostas no COMVET 2023 da Unex

Com o objetivo de apresentar as tendências do futuro na área de Medicina Veterinária, o Centro Universitário de Excelência Unex, em Vitória da Conquista, realizou de 21 a 23 de setembro, no Mediterrâneo Complexo para Eventos, o III Congresso de Medicina Veterinária do Sudoeste Baiano (COMVET).   

A comissão organizadora, que é formada pelos alunos do 9º semestre e egressos do curso da Unex, preparou uma programação com conteúdos e práticas destinadas a profissionais de excelência. Assuntos variados, desde a clínica para pequenos e grandes animais, até mesmo a clínica de animais silvestres, foram divulgados para a comunidade acadêmica e médicos veterinários. 

Nos dois primeiros dias, foram ministradas palestras e no último dia do encontro, os participantes tiveram acesso a um minicurso.  A 3° edição do COMVET, contou com a participação de especialistas, mestres e doutores renomados, e teve o intuito de promover a integração entre docentes, estudantes e profissionais da medicina veterinária.    

  

Para a aluna do 6º semestre, Gabriela Freitas Pires Silva, o congresso agregou bastante conhecimentos. “Foi uma forma de atualizar os pensamentos e as práticas relacionadas ao uso de certos medicamentos nos cuidados dos animais. O conteúdo ministrado pela médica veterinária e especialista em Gastroenterologia, Ana Rita Pereira, foi excelente, pois com ela, pude enxergar de um outro âmbito os problemas gastrointestinais. Para complementar, durante o minicurso este assunto foi reforçado pela doutora Ana Paula. O evento reuniu muito aprendizado que contribuirão com as minhas habilidades profissionais”, comentou. 

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Laise Vasconcelos, o COMVET foi uma oportunidade de expressão de ideias, exposição de trabalhos científicos e aprimoramento profissional. “Foram três dias de debates nas principais áreas de atuação do Médico Veterinário que contribuíram para atualização, aprendizado, networking, divulgação de pesquisas, desenvolvimento da carreira e melhoria da prática clínica”, disse.

A realização do Congresso de Medicina Veterinária do Sudoeste Baiano, completa Laise, promove conscientização e melhora a qualidade dos cuidados veterinários, o que, por sua vez, beneficia a saúde e o bem-estar dos animais.