Jornada Pedagógica destaca saúde psíquica no curso de Medicina da Unex

Momentos abordam a importância da capacitação para docentes, técnicos e preceptores que atendem ao curso para o início das aulas

Dando o pontapé para o início do ano letivo 2024.1 e finalizando o ciclo de capacitação para os docentes, técnicos e preceptores, a Jornada Pedagógica encerrou-se com uma palestra sobre a importância de manter a saúde mental e emocional de todos. Com o título “Saúde Psíquica no curso de Medicina: do aluno ao professor”, professoras e psicopedagogas do curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, conduziram o encontro virtual, ocorrido na tarde desta quinta-feira (01/02). As capacitações, que se iniciaram no dia 22 de janeiro, foram organizadas em blocos temáticos alinhados aos principais aspectos do curso que, a partir deste ano, entra no seu quinto semestre de atuação.

A palestra teve como um dos objetivos dar continuidade à campanha Janeiro Branco. As psicólogas e a psicopedagoga Maria Rosália Correia, Edithiane Vieira e Helen Oliveira, respectivamente, abordaram a importância de acompanhar e manter a saúde mental e emocional sempre como prioridade para o bom desempenho dos estudantes e professores.

De acordo com a líder do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de Feira de Santana, a psicóloga Maria Rosália, a falta de saúde mental interfere nas relações sociais. “É necessário acompanhar e observar todas as situações. A falta do bem-estar interfere em tudo, portanto, é necessário um acompanhamento individual e, em alguns casos, é necessária a inclusão de terapias alternativas para que o paciente entenda o seu processo”, disse.

Qualidade de ensino do curso de Medicina

Diante da coordenação geral dos cursos de Medicina da Unex, o professor Dr. Lino Sieiro Netto destacou que este é o momento certo para reunir todos os docentes, preceptores, técnicos e todo o corpo responsável em busca da qualidade no ensino diário dos estudantes do curso de Medicina. Ainda segundo ele, para este semestre, foram pensadas mudanças significativas que vão fazer a diferença para os estudantes e os professores. A primeira é o Manual do Estudante de Medicina da Unex.

As outras novidades apresentadas pelo curso envolvem plataformas adotadas para a aprendizagem do estudante. A primeira é a Paciente 360º, responsável pelo manejo clínico por meio de estações virtuais que engloba diversas disciplinas com mais de 500 casos a serem estudados. “Uma conversa do aluno com o paciente virtual, acompanhado por uma inteligência artificial”, explicou o coordenador. A segunda plataforma é a RADE para todas as disciplinas práticas, principalmente para os campos de práticas no município. “Todos os inseridos nas práticas vão saber como essa plataforma é robusta e como ela engloba tudo o que for necessário para o campo de estágio do estudante. A Medicina está adotando agora. Esperamos que sejam um sucesso para todos”, comentou o Dr. Lino Sieiro Netto.

O líder do curso também destacou o início das obras da clínica que atenderá a graduação, ressaltando que o projeto não é mais um sonho, mas sim uma realidade em desenvolvimento. “Já está tudo pronto e até o final de março nós estaremos iniciando a construção. Isso vai nos ajudar muito, vai melhorar muito a nossa governabilidade. Nós teremos paciente virtual, teremos clínica, mas também iremos à comunidade porque este curso é eminentemente prático”, completou.

Com o final das capacitações, os docentes retornam às salas de aulas na próxima segunda-feira (05/02), com a recepção dos estudantes do curso de Medicina veteranos. A instituição de Feira de Santana inicia o seu quinto semestre a partir do dia 19 de fevereiro com a recepção dos estudantes calouros.