Estudantes da Unex participam do 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades

Estudantes da Unex participam do 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades

Na última quinta-feira (30/11), os estudantes do curso de Direito da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, marcaram presença de forma destacada no 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades, realizado em Salvador. O evento, promovido pela Associação Comercial da Bahia em parceria com o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBID), teve como objetivo principal fornecer uma perspectiva abrangente sobre a importância da ordenação urbana na construção de uma política urbana sustentável.

O local escolhido para o evento, o espaço da Pupileira, foi palco de encontros significativos entre personalidades renomadas da área, como o Desembargador José Augusto Aras, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, e Daniela Borges, presidente da OAB na Bahia, entre outros.

A Unex, reconhecida pela qualidade de seus cursos, não ficou de fora dessa primeira edição. Os estudantes foram agraciados com a inscrição para a participação e para representar a instituição. Tânia Marques, do 6º semestre, destacou a importância desses eventos acadêmicos relacionados ao Direito Imobiliário. “São oportunidades onde podemos aprender com especialistas, nos envolvermos em discussões importantes sobre o setor e estabelecer conexões valiosas com outros profissionais, o que pode ser útil para futuras oportunidades de negócios e aprendizagem”, enfatizou Tânia.

Lualli Oliveira, estudante do segundo semestre, expressou sua gratidão em participar do 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades, descrevendo-o como “enriquecedor, um momento literalmente ímpar”. Destacou a importância dos temas envolvidos no evento para os futuros profissionais do Direito. “O excelentíssimo Desembargador do TJBA José Aras ressaltou que os temas de sustentabilidade, função social e utilização de bens públicos são fundamentais para debater e fomentar, vão alcançar um ideal de sociedade”, comentou Lualli.

A professora e coordenadora do curso de Direito da Unex, Mônica Mattos, disse que este realmente é um momento enriquecedor na vida do estudante. “Recebemos o convite e estamos prestigiando este evento de ponta na nossa capital. Participar de momentos como estes não funciona somente como estímulo para os nossos estudantes, mas como um local de network para futuros trabalhos”, disse. 

A participação ativa dos estudantes da Unex evidencia o comprometimento da instituição em proporcionar experiências enriquecedoras e relevantes para a formação acadêmica de seus alunos. O sucesso da presença dos estudantes do curso de Direito no fórum destacou o engajamento da Unex na promoção do conhecimento e na formação de profissionais formados para enfrentar os desafios do cenário jurídico contemporâneo. 

Roda de Conversa

Na última terça-feira (28/11), os estudantes da disciplina Direito Civil V receberam o professor, advogado e secretário municipal de Transporte e Trânsito, Dr. Sérgio Carneiro, para uma enriquecedora conversa sobre a Emenda Constitucional 66/2010. O texto discorre sobre o Divórcio Direto.

Segundo ele, “A emenda veio para desburocratizar, eliminar longos prazos e facilitar a vida das pessoas”. Neste ano, a EC66/10 celebra 13 anos de aprovação, pondo fim ao longo tempo de espera para a dissolução do casamento civil, oficializando assim o Divórcio Direto.