Dr. Ferla discursou sobre a importância da medicina local para um ensino de qualidade

O pesquisador fez questão de sinalizar a importância de realizar as práticas diretamente nos serviços de saúde.

“Retirar os cursos de Medicina dos grandes centros é como formarmos profissionais mais completos juntamente com os conhecimentos adquiridos no interior”. Esta foi uma das falas do professor e pesquisador gaúcho, Alcindo Ferla, durante o encontro enriquecedor ocorrido no auditório do Centro Universitário de Excelência – Unex, na última sexta-feira (02/06). O momento foi organizado pela coordenação do curso de Medicina.

Dr. Ferla fez questão de sinalizar sobre a importância de realizar as práticas diretamente nos serviços de saúde. Segundo ele, esse é o diferencial de alguns cursos de saúde, como é adotado na Unex. “Nós estamos formando profissionais que estão diariamente com aquela realidade e descentralizar é importante para que tenhamos médicos capacitados e inseridos/ formados e com conhecimento adquiridos diretamente para a nossa sociedade”, disse.

Bastante entusiasmados com a presença do médico gaúcho, a reitora da instituição feirense, Marcly Pizzani, e o coordenador dos cursos de Medicina da Unex, professor Lino Sieiro, fizeram questão de falar durante o momento. “Estamos constantemente em evolução e trazer o nome de Dr. Ferla para essa conversa só enriqueceu o nosso dia e o nosso currículo. Isso é trabalhar na regionalidade juntando saberes para sermos cada vez melhores e formarmos profissionais de excelência”, disse Pizzani.

Já para o professor Lino, a troca de experiência é de extrema importância, principalmente, para os estudantes. “Somos um curso de Medicina que não está nas grandes cidades, mas em cidades estratégicas do nosso interior baiano. Tenho certeza que o que Dr. Ferla trouxe, só reafirmou tudo o que já falamos”, comentou Sieiro. O encontro contou com a participação de estudantes do curso de Medicina e demais cursos de saúde da Unex. Para prestigiar este grande nome, estiveram presentes, também, as coordenações dos demais cursos.

Biossegurança

Os eventos do curso de Medicina da Unex iniciaram no primeiro dia do mês de junho. Coordenada pelo médico e professor da Unex, Valdir Cerqueira, a mesa redonda Biossegurança: o que aprendemos após a pandemia discutiu sobre todas as necessidades que precisaram ser seguidas após a pandemia da Covid-19. O momento, que também contou com a presença dos médicos Drª. Quezia dos Santos e Dr. Jailton Filho, apresentou como é importante seguir as normas regulamentadoras para a garantia da saúde do profissional e do paciente.