Doação e transplante de córneas é tema de capacitação para profissionais na Unex

Doação e transplante de córneas é tema de capacitação para profissionais na Unex

Encontro reuniu profissionais captadores de diferentes municípios da região

Importante capacitação ocorrida na tarde desta terça-feira (11), no Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, foi realizada pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara em parceria com o Banco de Olhos da Bahia. Foi ofertada nas dependências da unidade feirense, um curso de capacitação para médicos, enfermeiros e biomédicos a respeito do processo de doação e transplante de córneas. 

O objetivo do encontro é capacitar captadores, profissionais que são treinados para fazer a busca-ativa até o transplante de córneas e promover a fila zero para a espera desse tecido tão importante. “Nós viemos conscientizar a população, conversar com os funcionários e trabalhadores e ajudar a comunidade no processo de voltar a enxergar. Aqui nós temos profissionais dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Salvador e Feira de Santana”, disse Adriana Souza que a enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Também participando da ação, a coordenadora da Educação Permanente do Banco de Olhos da Bahia, Marli Nascimento, trouxe a informação que a Bahia, atualmente, está com uma fila com mais de 1200 pacientes aguardando o transplante. “Nós temos 28 equipes transplantadoras de córneas na Bahia, somente aqui em Feira de Santana são duas equipes habilitadas. Hoje, nós estamos com uma média de 1 ano e 8 meses de espera para o transplante de córnea. O Fila Zero tem o objetivo de diminuir essa fila com o tempo de espera para 30 dias, mas estamos trabalhando e esperando diminuir muito essa fila”, disse Marli.