Doação de Sangue: critérios elegíveis para salvar vidas
Estudantes de Medicina fazem a diferença com grupo de trabalho que incentiva a doação
O período das festas juninas já iniciou e os bancos de sangue de todo Brasil já estão em alerta para o baixo nível em seu estoque. O Junho Vermelho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Alunos do do curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana, criaram o grupo de trabalho Heróis do Sangue, que tem como objetivo discutir a importância e incentivar a doação de sangue, um ato de solidariedade que salva vidas.
Trabalhando sempre a importância da doação, em 2024, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) tem intensificado as campanhas e ampliado os pontos de doação de sangue. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas. Os candidatos devem ter boas condições de saúde, estar acima de 50kg e ter entre 18 e 69 anos.
Os critérios de elegibilidade para tal ação são extremamente necessários. A médica infectologista Dra. Gracimara Santos sinaliza que doenças infecciosas desqualificam um candidato a doador. “É necessário que os doadores respondam com toda sinceridade ao questionário que é apresentado na triagem. As doenças infecciosas podem desqualificar aquele sangue doado. É importante que ciclos de doenças adquiridas por surtos sejam respeitados para efetuar a doação. Nós precisamos levar mais informação, seguir rigorosamente os critérios de elegibilidade e, só assim, vamos conseguir manter doações regulares”, comenta Dra. Gracimara que também é professora no curso de Medicina da Unex de Feira de Santana.
Coordenando o grupo de estudantes em parceria com a professora Lara Alencar, o professor Lucas Gouveia fala sobre a doação: “Estamos trazendo o assunto da doação de sangue não somente para lembrar a importância deste ato, mas para chamar a atenção para o período de festas que estamos vivendo. As festas juninas envolvem milhares de pessoas e, por consequência, ocorrem alguns acidentes que podem necessitar de doação de sangue ou não. Incentivar a doação consciente é a forma mais eficaz, e doar sangue é um ato de salvar vidas. Um dia você também pode precisar”, diz o professor que também é docente da Medicina de Excelência.