Dezembro Laranja: estudantes da Unex realizam ação na Policlínica em Feira de Santana

Dezembro Laranja: estudantes da Unex realizam ação na Policlínica em Feira de Santana

Ação aconteceu com rastreamento de câncer de pele, aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, saturação e teste de glicose.

Engajados na campanha “Dezembro Laranja” os estudantes do terceiro e quarto semestres do curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana, protagonizaram uma iniciativa significativa na Policlínica Regional de Feira de Santana, no último sábado (02/12). O objetivo da ação foi a conscientização e detecção precoce do câncer de pele. 

A Unex foi convidada para a ação por já ter campo de estágio no local. As salas de espera foram transformadas em espaços dinâmicos e educativos, proporcionando informações cruciais sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de pele. A atenção à comunidade não se limitou apenas à área específica, pois foram disponibilizadas triagens abrangentes, incluindo aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, saturação e teste de glicose. 

Segundo o professor e cirurgião geral, Dr. Valdir Cerqueira, foram realizados mais de 300 atendimentos no dia, entre 8h às 16h30. “No mutirão nós tivemos, além dos discentes que ficaram divididos entre orientações, triagem e auxílio aos procedimentos realizados, estiveram presentes 12 dermatologistas, dois cirurgiões de cabeça e pescoço e eu como cirurgião geral. Foram mais de 300 atendimentos de pessoas com lesões com suspeita de câncer de pele e 38 biópsias de pele após o atendimento com o dermatologista”, informou Valdir que ressaltou a importância dessas ações para o aprendizado e experiência dos estudantes do curso de Medicina. 

A iniciativa não apenas reforça o comprometimento dos alunos da Unex com a comunidade, mas também representa um passo essencial na conscientização e detecção precoce do câncer de pele. A Policlínica Regional de Feira de Santana se tornou palco de uma ação transformadora, onde a educação, prevenção e a promoção da saúde se entrelaçaram de forma exemplar. 

Essa nobre causa demonstra o impacto positivo que a união entre academia e comunidade pode gerar, promovendo não apenas o aprendizado prático dos estudantes, mas também contribuindo para a saúde e bem-estar da população local. 

Liga de Anestesiologia e Farmacologia Clínica

Na última quarta-feira (07/12), a Liga Acadêmica de Anestesiologia e Farmacologia Clínica (LAAFAC) composta por estudantes do curso de Medicina da Unex realizou o seu primeiro simpósio no auditório da Unex, em Feira de Santana. 

Abordando temas como a “Farmacoterapia da Hipertensão Arterial”, “Intubação de Sequência Rápida”, “Via Aérea Difícil” e Manejo de Sangramento Intra operatório”, o momento contou com a presença de um público grande de estudantes e professores médicos da instituição. 

A mesa de abertura teve a participação do coordenador geral do curso de Medicina da Unex, Prof. Dr. Lino Sieiro Netto que fez questão de abordar a importância dos eventos da Liga para o “crescimento acadêmico e profissional dos estudantes”, além do professor responsável pelo acompanhamento das atividades, Dr. Antônio Anderson Pinheiro, a presidente da LAAFAC, Luine Marie, o representante dos discentes do curso e outros convidados.