Cuidado que vai além da técnica: a importância do médico intensivista para as Unidades de Terapia Intensiva

Profissão exige resiliência, empatia e rapidez, formando médicos preparados para a complexidade da vida

Cuidado que vai além da técnica: a importância do médico intensivista para as Unidades de Terapia Intensiva

Em meio ao silêncio tenso das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os médicos intensivistas atuam na linha de frente, cuidando de pacientes em estado crítico que necessitam de atenção constante e intervenções rápidas para sobreviver. Esse especialista, que teve o seu dia festejado no último domingo (10/11), não apenas monitora equipamentos de última geração, como também lida com o lado humano do atendimento em situações delicadas, muitas vezes acompanhando famílias aflitas e pacientes vulneráveis. O trabalho humano desse profissional culmina com o objetivo da UnexMED Feira de Santana, que já está em seu 6º semestre de curso, em formar médicos humanos e capacitados em lidar com a vida do outro.

Nessa perspectiva, o médico intensivista, Dr. Glêdson Rios, fala um pouco sobre as dores e alegrias da especialidade. “O intensivista é aquele que se dedica a oferecer cada segundo de cuidado, envolvendo uma equipe multidisciplinar para personalizar os tratamentos e elevar as chances de recuperação. Apesar das recompensas, como o aprendizado constante e a satisfação em ajudar pacientes a superarem momentos extremos, o médico intensivista enfrenta desafios significativos, como a pressão emocional e a necessidade de decisões imediatas e certeiras”, comenta Dr. Glêdson que também é professor na UnexMED Feira de Santana

Para seguir este caminho, ao sair da faculdade, o médico pode entrar na residência intensiva por mais três anos. Outra opção é trabalhar, sem interrupções, por seis anos na área e realizar uma prova de títulos, logo após. Mais do que uma especialidade médica, essa é uma função essencial para a sociedade, que exige alta resiliência, conhecimento profundo e uma empatia constante, garantindo que vidas sejam mantidas mesmo nos cenários mais complexos.

*MedClass*

A UnexMED traz mais uma grande revisão para o concorrido vestibular de Medicina. O evento acontece nesta quinta-feira (14/11), a partir das 17h, no auditório do NH Hotel, em Feira de Santana. Os interessados devem acessar o link https://unex.link/medclassfsa e realizar a inscrição.

O momento contará com professores que são referência nos colégios da Princesa do Sertão e cidades da região como Celso, professor de Linguagens, Nicolaj, de Biologia, Wanderby, de Química, Oliver, de Redação, Rubinho, de Matemática, dentre outros. 

Pular para o conteúdo