Congresso de Odontologia do Interior da Bahia realiza primeira edição histórica em Jequié

Evento foi organizado por alunos e professores do curso de Odontologia da Unex e da Uesb

Entre os dias 10 a 12 de junho, a cidade de Jequié (BA), sediou o I Congresso de Odontologia do Interior da Bahia (COIB), um evento pioneiro que atraiu profissionais e acadêmicos da área odontológica. O evento foi organizado por alunos e professores dos cursos de Odontologia da Unex – Faculdade de Excelência de Jequié e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), reunindo um público de cerca de 400 pessoas.

Durante os três dias, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma programação com palestras, workshops e atividades práticas, conduzidas por professores das instituições organizadoras, palestrantes convidados e cirurgiões-dentistas. O evento também proporcionou momentos de integração, com atividades culturais, oportunidades de networking e uma mesa-redonda com egressos dos cursos da Unex e Uesb, que compartilharam dicas valiosas para as diferentes carreiras profissionais dentro da profissão.

O congresso também oportunizou a apresentação de trabalhos científicos em diferentes categorias, realizados por acadêmicos e profissionais formados, promovendo a disseminação de conhecimento e valorização da pesquisa. Foram mais de 90 trabalhos submetidos, sendo 79 apresentados. Ao final, 18 trabalhos receberam destaque de menção honrosa.

“O evento marca um momento histórico para Jequié, consolidando-a como um polo formador de recursos humanos em Odontologia no interior da Bahia”, afirmou o presidente do Congresso, professor doutor Manoelito Ferreira Silva Junior. Samylle Bertani, coordenadora do curso de Odontologia da Unex, destacou que o evento superou todas as expectativas. “Tivemos muita adesão dos alunos, alunos que apresentaram trabalhos científicos pela primeira vez, alunos que foram premiados com seus trabalhos científicos. É um orgulho e um prazer muito grande realizar um evento de tamanha magnitude para que os alunos possam vivenciar a ciência, ouvir outras opiniões”, disse.

Além dos benefícios científicos, o congresso promoveu uma significativa contribuição social para entidades do município, viabilizada por inscrições confirmadas através de doações. Ao término do evento, mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis e 100 pacotes de fraldas geriátricas foram doados a instituições filantrópicas de Jequié, além de contribuições em dinheiro para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o que foi bem recebido pela comunidade local. A maioria dos participantes era composta por acadêmicos, sendo que cerca de 70% nunca haviam participado de um evento científico anteriormente, evidenciando que inclusão social e acesso à ciência podem caminhar lado a lado.

O I COIB contou ainda com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.