Ciência: estudantes da Unex apresentam pesquisa durante Congresso de Saúde Coletiva

“Fatores que contribuem para segurança do paciente através da comunicação na assistência entre enfermeiro e paciente” e “Segurança do paciente em processo cirúrgico”. Estes foram os trabalhos apresentados pelas estudantes Maria Itatiale Mascarenhas e Tamires da Conceição, respectivamente e representando as suas equipes, habilitados para serem apresentados durante a primeira edição do Congresso Nacional de Saúde Coletiva – Conasc, que ocorre de forma online a partir do dia 17 a 23 de julho. As jovens são estudantes do curso de Enfermagem na unidade de Feira de Santana do Centro Universitário de Excelência – Unex.

O encontro, que é voltado para profissionais e estudantes da Saúde Coletiva, será responsável por reunir os principais nomes da área para discutir sobre políticas públicas de saúde, epidemiologia, promoção da saúde, dentre outros assuntos. Para as estudantes, este é um momento de reconhecimento a tudo o que elas estão fazendo e estudando.

Com o objetivo de estudar e discutir sobre a necessidade de educação permanente, por parte da enfermagem, em relação ao processo de cirurgia segura e para prestar assistência de qualidade ao paciente, que a estudante Tamires da Conceição resolveu submeter o seu estudo. Segundo ela, o incentivo veio das amigas e da professora orientadora da pesquisa, Irlane Figueiredo. “É um sentimento de realização! O meu desejo é que esse projeto nos torne profissionais com um grande conhecimento e que possamos, não só aprender mais, mas passar adiante todo aprendizado. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo durante este processo”, disse.

Já para Maria Itatiale, ter um trabalho apto para ser apresentado em um congresso tão importante é uma imensa satisfação. O resumo da estudante de enfermagem traz uma análise sobre a comunicação entre equipes, usuários e a segurança com medicamentos no ambiente hospitalar. “O trabalho aprovado, é uma forma de mostrar todos os conhecimentos adquiridos durante o processo de aprendizado, e saber que todo conhecimento foi absorvido de forma positiva. A submissão só foi realizada, por causa da professora Irlane Figueredo, que nos incentivou a publicar”, informou a estudante.

Segundo a professora do curso de enfermagem da Unex Feira de Santana, Irlane Figueredo, este é o resultado dos incentivos e todo trabalho de pesquisa na disciplina Segurança no Preparo e na Administração de Medicamentos, visando a transversalidade, preconizada no currículo da instituição  desde o primeiro semestre. “Esses trabalhos são frutos das trocas realizadas durante o semestre, que reafirmam a efetividade do ensino-aprendizagem, com o incentivo da coordenadora de enfermagem, Hayana Leal. Fico extremamente realizada que esses produtos serão disponibilizados para a comunidade científica. São os futuros profissionais que assumirão os postos de trabalho da enfermagem nos próximos anos, que se aprofunda no embasamento científico. Além de serem trabalhos de excelência, que é a marca da enfermagem e da Unex”, disse a orientadora das estudantes.