Cerimônia do Jaleco: curso de Medicina reuniu famílias e docentes durante evento para os calouros

Evento ocorreu na última sexta-feira (20), no auditório da instituição feirense.

Emoção em mais uma Cerimônia do Jaleco para os calouros do curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência, em Feira de Santana. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (20), no auditório da instituição, com a presença dos estudantes, familiares e professores do curso.

O encontro tem o objetivo de trazer a importância da utilização do jaleco para o mundo da saúde, além de ser um marco no início da trajetória profissional desses estudantes. Coordenador dos cursos de Medicina da Unex, o professor Dr. Lino Sieiro Netto, em discurso, fez questão de sinalizar a pureza e responsabilidade que o jaleco traz. “O jaleco simboliza a entrada e a responsabilidade que fará eles brilharem até o sexto ano com a mesma postura desde o início”. Lino também fala sobre a responsabilidade do corpo docente diante de mais uma Cerimônia. “É um simbolismo onde os estudantes congraçam e o corpo docente se sente, cada vez mais, responsável por formar com excelência estes futuros profissionais”, disse.

Iniciando a sua caminhada tão sonhada no curso de Medicina, o estudante Daniel Santos disse que sua emoção é indescritível. “É um momento novo, o início da nossa jornada onde passamos meses, semanas nos preparando. É uma satisfação imensa que eu estou sentindo e eu imagino que os meus colegas também pela grandeza deste momento”, disse. Acompanhando o filho, D. Izabel Cristina, mãe de Daniel, disse que a “felicidade é imensurável diante de um momento tão magnífico e de lembrar de onde veio e onde eles estão”, comentou emocionada com o momento.

Também compartilhando da emoção em um evento dedicado ao seu grupo discente, Felipe Ribeiro destacou que a emoção é grande diante de um momento que sempre sonhou. “É uma experiência nova. Fiquei muito emocionado, principalmente no momento da foto onde passou um filme em minha cabeça. A trajetória foi árdua, estudei bastante com anos e anos de luta para poder estar aqui e, a partir de agora, focar nos estudos para ser um bom profissional e correr atrás da especialização”, disse.

Também prestigiando a ocasião, a reitora da Unex, Marcly Pizzani disse que este é o dia de assumir o compromisso pleno da autorresponsabilidade dessa nova trajetória. Uma caminhada sonhada, mas que será seguida passo a passo para ser conquistada. Pizzani ainda fez questão de reafirmar que o momento é “onde os estudantes selam um compromisso com os pais, os colegas e com a sua profissão. Um compromisso ético, do exercício da empatia e de trazer para a sociedade a experiência de toda uma construção acadêmica de um curso que é reconhecido com nota máxima pelo MEC”.