Casamento Coletivo Unex: celebração do amor e união com compromisso social para comunidade conquistense

Evento promovido pelo curso de Direito reuniu 24 casais para a cerimônia

A Unex – Centro Universitário de Excelência, através do Núcleo de Práticas Jurídicas e do curso de Direito, promoveu no último dia 26/10 a sétima edição do Casamento Coletivo para 24 casais conquistenses com a presença de seus familiares, alunos e de representantes de diversos órgãos de justiça da cidade. O Juiz de Paz Geraldo Liberato comemorou a chuva que caiu durante a cerimônia enquanto discursava para os noivos: “Chuva é sempre uma bênção, que ela simbolize muito amor, paciência, compreensão e paz para a nova família que vocês estão confirmando aqui hoje”. O evento aconteceu na quadra da Unex VIC e contou com uma estrutura completa para todos presentes.

O dia de festa para os noivos concretiza os laços matrimoniais e promove cidadania para os casais que participaram. A ação tem como foco aqueles que sempre tiveram o sonho do casamento ou necessitam formalizar a união, porém não possuem condições financeiras para a realização. Celeste Pereira, agora esposa de Aécio Andrade, comentou que pretendiam se casar, e o desejo foi concretizado com o convite do Núcleo de Práticas Jurídicas, que permitiu realizar o sonho com uma cerimônia completa e muito cuidado por parte dos alunos: “Eu tô impressionada com tudo que eles prepararam, desde o primeiro contato com o núcleo. Tivemos maquiagem, cabelo, com muito carinho e tudo muito glamouroso. Nosso casamento ganhou uma festa. Estamos muito felizes”.

Nathália Evelyn, estudante de Direito da Unex, participou da organização e celebra o sucesso do casamento: “Nós nos dedicamos em todos os aspectos, várias comissões estavam responsáveis por cada detalhe da cerimônia com alunos de todos os semestres. É nesse tipo de evento que temos contato com o exercício da profissão e colocamos em prática o que aprendemos nas disciplinas do curso”. O coordenador do NPJ e professor, Nei Ribeiro, reforça esse compromisso da instituição com a formação completa e humanizada para os alunos: “Nosso objetivo foi atingido. É uma sensação de dever cumprido e manutenção do caminho correto para os futuros advogados, juízes, conciliadores, da nossa região. Agradeço a todos que se empenharam, sem eles nada do que aconteceu seria possível”.

Aureliano Tavares, reitor da Unex em Vitória da Conquista, relembra a última edição presencial do casamento coletivo e comemora as parcerias que se mantêm firmes desde então, contribuindo com a formação dos alunos: “Em 2019, participei pela primeira vez de um evento como este, que muito me marcou. Hoje, estou novamente muito feliz em presenciar a união de tantos casais que estão concretizando o amor: base de uma vida mais bonita e poética. Nosso compromisso é transformar vidas e isso inclui oferecer aos alunos uma trajetória de aprendizado que permita adquirir conhecimento de excelência durante toda a formação. Renovo aqui a nossa parceria com os órgãos do poder judiciário, o que contribui com a realização de sonhos e com o acesso à cidadania para toda comunidade”.

Cláudio Daltro, Juiz da 1° Vara de Família de Vitória da Conquista, explica como a Unex contribui com a agilidade dos processos jurídicos: “Esses eventos formalizam e exaltam o comprometimento da Unex. Nossa parceria no Tribunal de Justiça e Varas de Família, mantém a celeridade dos processos e são fundamentais para que os alunos tenham um parâmetro do funcionamento da justiça, de toda máquina pública e estejam em contato com outros profissionais, garantindo uma visão mais capacitada, crítica mas, sobretudo, humanizada’.