ArboEssence foi destaque na terceira edição do XMission

Equipe apresentou protótipo durante a apresentação e ganhou a confiança dos jurados.

Sempre com foco em soluções plausíveis para melhorar a saúde da comunidade feirense, a terceira edição do XMission chegou ao final na noite dessa quinta-feira (30/11) trazendo como grande vencedora da edição o ArboEssence. O dispositivo criado por estudantes do primeiro semestre dos cursos de saúde promove a possibilidade de controle das arboviroses. O evento que reuniu integrantes das 12 equipes finalistas, estudantes de diversas áreas, professores e familiares ocorreu no auditório da Unex – Centro Universitário de Excelência.

Essa terceira edição do XMission teve como tema principal a tecnologia e a inovação em saúde. Para a reitora da Unex Feira de Santana, professora Marcly Pizzani, esse é um momento muito esperado para os estudantes,  e “é quando a Unex valida a sua atuação na vida desses jovens”. Líder do grupo vencedor, Maria Klara Cavalcante diz estar grata: “Conquistar o primeiro lugar foi emocionante para nós do ArboEssence, um sentimento verdadeiro de gratidão e recompensa por todo o semestre de muito trabalho e dedicação. Só gratidão”, comentou.

Durante a etapa de apresentação dos finalistas, os estudantes trouxeram temas como gerenciamento de pacientes com Alzheimer, prevenção e promoção da saúde mental em crianças, saúde para imigrantes, Help Posture abordando a saúde do trabalhador, dentre outros. Em segundo lugar ficou a equipe Saúde sem fronteiras que abordou a saúde dos imigrantes; em terceiro a Mental Health que trouxe a importância da saúde mental e em quarto lugar, a saúde do trabalhador através do Conectando Saúde.

Grande mentor do XMission, o professor Fabrício Oliveira destacou que o projeto faz parte da missão da Unex: “Nós estamos fazendo com que os estudantes entrem e passem a enxergar e pensar na comunidade. Somos responsáveis pela formação desses profissionais e então formamos profissionais comprometidos, humanos e de excelência”, comentou. Para a coordenadora dessa edição do evento, Amanda Ponce, o XMission conseguiu cumprir tudo o que promete: “Nós conseguimos unir estudantes de todos os cursos de saúde em um único propósito”, disse Amanda.

Nessa etapa, a banca de avaliadores foi composta pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unex, Rafael Brasil; a secretária de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana, Gerusa Sampaio; o Diretor de Difusão Científica do Museu Municipal Parque do Saber, Basílio Fernandez; o conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, Adroaldo de Jesus e a coordenadora de enfermagem da UPA da Mangabeira, Juliete Cruz.

XMission

Neste semestre o projeto contou com a participação de mais de mil estudantes dos cursos de saúde da Unex, que estão entre o primeiro e o quinto período, matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador e Atenção Primária.

Os estudantes são divididos em equipes composta por diferentes áreas do conhecimento, realizam visitas às comunidades envolvidas no projeto, identificam pontos críticos e sugerem ideias que solucionem o problema.

Ao longo do semestre, as equipes participam de oficinas de capacitação, como Canva e Pitch, para que, ao final, possam apresentar as ideias a uma banca examinadora composta por jurados internos e externos. Além dos brindes, as três melhores ideias são publicadas na Revista Graduação em Movimento, da Rede UniFTC.