Combate à Sepse é destaque no 1º Simpósio de Infectologia da UnexMED

Com foco na atualização profissional e acadêmica, evento destacou os desafios e avanços no combate à sepse

Combate à Sepse é destaque no 1º Simpósio de Infectologia da UnexMED

Na última quarta-feira, 18/09, a UnexMED de Itabuna, sediou o 1º Simpósio de Infectologia. O evento que teve como tema central a “Sepse em foco”, contou com a presença do renomado pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Luciano Azevedo.  O momento reuniu alunos da instituição e médicos convidados da região em dois momentos com palestras e discussões.

O simpósio abordou um dos temas mais críticos na área da saúde: a sepse. Essa condição clínica grave é caracterizada por uma resposta desregulada do corpo a uma infecção, que pode evoluir para a falência de múltiplos órgãos e, em casos extremos, resultar em óbito.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a sepse é responsável por pelo menos 11 milhões de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, são registrados anualmente cerca de 400 mil casos de sepse em pacientes adultos, dos quais 240 mil evoluem para óbito, representando um índice de mortalidade de 60%. Entre as crianças, o número anual de casos é de 42 mil, com 8 mil mortes, o que corresponde a 19% de letalidade.

O simpósio, realizado em alusão ao Dia Mundial da Sepse, celebrado em 13 de setembro, teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o diagnóstico e manejo dessa condição, promovendo a atualização dos profissionais da saúde e estudantes de medicina quanto às abordagens mais recentes e eficazes para o seu tratamento. “A Unex vem tentando divulgar conhecimento médico para a sociedade a fim de melhorar a qualidade na assistência da nossa região”, afirmou o Dr. Eric Ettinger Jr, coordenador da UnexMED de Itabuna.

O Dr. Luciano Azevedo, durante a sua participação, ressaltou a importância desse tipo de evento para a comunidade médica e acadêmica. “Dou os parabéns à Unex pela realização do evento. Estamos no mês de combate à sepse, então ter esse tipo de evento é imprescindível para que a gente consiga aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde a respeito desse problema tão relevante”, declarou.

Com a realização do simpósio, a UnexMED reafirma seu compromisso com a formação de excelência e com a saúde pública, promovendo eventos que não apenas capacitam seus alunos, mas também impactam positivamente a comunidade médica da região.