Medicina Unex promove discussões sobre TEA e Parkinson em Feira de Santana
Dando continuidade aos eventos de extensão mensais desenvolvidos pelo curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana, ocorreu, na última quinta-feira (25), a roda de conversa Transtorno do Espectro Autista (TEA): Desafios e Conquistas no Processo de Inclusão. Com o auditório da instituição de ensino lotado, o evento foi realizado de forma interdisciplinar, reunindo estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia e Direito.
O momento trouxe a importância de debater os processos e leis de inclusão para pessoas com TEA e contou com a participação da médica psiquiatra, Dra. Camille Batista, do advogado e pai de uma criança com TEA, Dr. Gil Fernandes, e da psicóloga, Dra. Luiza Lima. A roda de conversa foi mediada pela também psicóloga e professora do curso de Medicina da Unex, Dra. Maria Rosália Correia.
Na ocasião, os presentes puderam explanar o seu dia a dia com pacientes ou familiares que apresentam o espectro. Dr. Gil destacou a sua preocupação de lutar por leis eficazes e explicar o porquê da utilização delas, não só para os pais e parentes de pessoas com autismo, mas para a sociedade em geral. “Nós temos uma sociedade que não está preparada para o número de pessoas com autismo, nós precisamos de mais pesquisas sobre o assunto e informação para todos”, comentou.
Em um momento bastante emocionante, o primeiro paciente da Dra. Luiza Lima estava na plateia de mais de 400 pessoas e deu o seu depoimento deixando todos emocionados. “Realmente é um momento que me deixou emocionada. Ele foi o meu primeiro paciente e ter essa devolutiva é muito gratificante”, disse. Dra. Camille, que compartilhou toda a sua experiência sobre o assunto, falou dos desafios e como acontece o tratamento interdisciplinar.
Parkinson
Na sexta-feira (26), foi a vez de falar sobre as pesquisas e avanços no diagnóstico da doença de Parkinson, com a participação do biomédico Dr. Filipe de Araújo, que trouxe os modelos de estudo e como os cientistas estão observado a doença. Araújo apresentou exemplos do comportamento da doença e a sua evolução com a morte dos neurônios.
Trazendo o olhar clínico, o diagnóstico e a avaliação sintomática, Dra. Yanna do Vale demonstrou como são os principais sintomas do Parkinson que acomete, principalmente, pessoas idosas. Segundo ela, os mais comuns são movimentos lentos, a paralisação ao andar, a curvatura do corpo e falta de equilíbrio, além do clássico sintoma do tremor. Dra. Yanna também falou sobre as medicações utilizadas para o tratamento e a não indicação de certas combinações que podem prejudicar o paciente.
Finalizando o encontro, que contou com estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia da Unex, o biomédico e professor do curso de Medicina, Dr. Carlos Danilo Cardoso, trouxe o avanço no diagnóstico através do exame de imagem.