Psicologia

A Psicologia é uma área que se dedica ao estudo da mente e do comportamento humano, assim como suas emoções, interações com o meio e fenômenos psíquicos.

Meu futuro é Psicologia

Sobre o curso

O curso de Psicologia ganhou destaque nos últimos anos, isso ocorre porque o cuidado com a saúde mental está em pauta com frequência e, atualmente, a população entende que o corpo não se limita ao físico, mas também à mente.

E é justamente a Psicologia que vai tratar dessas questões. Na faculdade, você aprende o comportamento humano, suas emoções, sentimentos, impressões, formas de expressar, desenvolvimento de habilidades emocionais, competências, modos de comunicação e interpretação (tudo o que é inerente à mente humana).

Ao final do curso, terá capacitação de excelência para atender em Psicologia Clínica, Social, Hospitalar, Educacional, Organizacional, do Trabalho, do Trânsito, Psicopedagogia, Psicologia Jurídica e em tantos outros setores. Além disso, ajudará pacientes com ansiedade, depressão, déficit de atenção, Burnout, garantindo que tenham mais qualidade de vida através do apoio psicológico.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 203 de 25/06/2020.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de reconhecimento nº 203 de 25 de junho de 2020

Itabuna – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 207 de 07/07/2020.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 949 de 30 de agosto de 2021

Como é a faculdade de Psicologia?

Na faculdade, você aplica as práticas profissionais, entende como funcionam os fundamentos metodológicos, os processos psicológicos, quais são os campos do conhecimento e sobre quais fundamentos o curso está estruturado. Para isso, estuda disciplinas como: História da Psicologia, Metodologia, Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e tantas outras.

 

Qual a duração do curso de Psicologia?

O curso de Psicologia possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

Além da prática clínica, profissionais de Psicologia encontram outros segmentos para atuar, incluindo o ambiente empresarial e a área de pesquisa.

Oportunidades de trabalho: na área educacional, acompanhando estudantes com dificuldade de aprendizagem ou aplicando testes vocacionais; na área hospitalar, com pacientes que precisam de apoio durante a reabilitação; na Psicologia Social, atuando diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade; na área Organizacional, integrando a equipe de Recursos Humanos e tantas outras.

 

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Psicologia?

• A humanização e a sensibilidade são elementos indispensáveis para quem trata de pessoas que estão fragilizadas (com dificuldade para entender seus próprios sentimentos e modos de se comportar);

• Ter uma boa comunicação, saber liderar, ter habilidade para trabalhar em grupo, mediar conflitos, conciliar e fazer acordos também são competências exigidas por esse mercado de trabalho tão dinâmico;

• Saber manusear as novas tecnologias de comunicação para divulgar seu trabalho também é essencial para se dar bem no mercado profissional.

• Ter as habilidades inerentes à profissão, como: respeitar os limites da atuação, manter o sigilo profissional, saber ouvir, ser imparcial, não se envolver pessoalmente com as histórias dos pacientes e ter um perfil analítico.

Quais serão suas habilidades profissionais?

• Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;

• Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;

• Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia;

• Intervir em processos grupais em diferentes contextos;
• Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de intervenção, de caráter preventivo ou terapêutico;

Áreas de atuação

Além da já conhecida Psicologia Clínica, também fazem parte:

• Psicologia Empresarial
• Psicologia Esportiva
• Psicologia do Trânsito
• Psicologia Hospitalar ou Ambulatorial
• Psicologia Social
• Psicologia Ambiental
• Neuropsicologia
• Psicomotricidade
• Orientação profissional
• Psicologia do Idoso

Onde o profissional de Psicologia pode trabalhar?

Clínicas

Hospitais

Centros de Pesquisa

Ambulatórios

Empresas

Clínicas de Reabilitação

Órgãos Públicos

Clubes esportivos

Agências

Departamentos de Marketing
Escolas

Depoimentos

Jaiany Souza Figueiredo Estudante do 10º semestre da Unex

“Acho a estrutura da instituição compatível, as instalações são confortáveis e apropriadas. Já o corpo docente, tenho gostado do ingresso de novos professores. É importante ter docentes que tenham uma roupagem mais flexível, uma proximidade maior dos alunos, eles possuem mais energia e dão novas contribuições. Eu indicaria a Unex para outras pessoas, pois a faculdade tem um bom currículo e além do mais, conheço bons profissionais que saíram daqui, e grande parte deles têm um bom espaço no mercado de trabalho. ”

Estrutura do Futuro

O curso de Psicologia da Unex oferece laboratórios com equipamentos de última geração; conta com Clínica-Escola própria para a realização de atividades como o estágio e espaço para atendimentos sob uma perspectiva interprofissional. Aqui você tem ambientes climatizados, salas amplas, espaços de convivência e tudo o que precisa para ter uma experiência completa de ensino e aprendizagem.

Na Unex, você também tem acesso ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico e grupos terapêuticos que lidam com as questões emocionais do ambiente universitário. E para garantir uma formação continuada, pode se envolver em projetos de extensão e pesquisas científicas.

 

Diferenciais

Formação de Excelência – com atividades práticas desde o primeiro semestre, você vivencia experiências interprofissionais nos laboratórios, e têm acesso a uma estrutura e ensino de ponta, com docentes altamente capacitados.

Interprofissionalismo – envolva-se em atividades práticas, pesquisa e extensão para lidar com os problemas apresentados pelos pacientes no dia a dia da profissão. Trabalhe de forma colaborativa com estudantes de outros cursos da área de saúde, como Enfermagem, Medicina e Odontologia, com o objetivo de estimular o trabalho em equipe com foco na realidade.

Centro de Carreiras – contribui para a empregabilidade de estudantes e egressos através de orientação profissional e organização de currículos. A iniciativa também media a comunicação entre estudantes e empresas, colaborando para a inserção em estágios, parcerias de pesquisa e no mercado de trabalho.

 

Matriz Curricular

Alinhada às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), o projeto pedagógico prioriza o desenvolvimento de competências como a formação crítica, generalista, humanizada e interprofissional.

O curso de Psicologia da Unex tem 4.000 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, Projeto Interprofissional de Pesquisa em Saúde, estágios com diferentes ênfases, atividades complementares e Trabalho de Conclusão de Curso.

O que se estuda na faculdade de Psicologia?

Nos semestres iniciais:

Políticas de Saúde

Saúde Coletiva

Educação em Saúde

Cuidado em Saúde
Bases Moleculares e Celulares da Saúde

A partir do terceiro semestre

Bioinformática

Estágio Básico em Psicologia Social e Comunitária

Projeto Interprofissional em saúde - Atenção Primária

Estágio Básico em Neuropsicologia

Processos Grupais e Psicologia Institucional

Estágio Básico em Saúde Mental

Psicologia Jurídica

Estágio Básico em Processos de Avaliação Psicológica

Coordenação de Curso

Feira de Santana

Prof. Claudson Cerqueira Santana

  • Mestre em Educação (UEFS)
  • Especialista em Neuropsicologia
  • Neuropsicologia e Formação Continuada
  • Graduado em Psicologia (FAT)

Itabuna

Profª. Geysa Angélica Andrade da Rocha

  • Mestre em Políticas Públicas (UESC)
  • Especialista em Psicologia Social (UESC)
  • MBA em Liderança e Coaching (UNIME)
  • Graduada em Psicologia (UNIME)
  • Graduada em Pedagogia (UESC)

Jequié

Cattiucia Batista Bromochenkel

Vitória da Conquista

Lucas Matias Felix

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Psicologia em Feira de Santana/BA

    O curso de Psicologia em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Psicologia em Itabuna/BA

    O curso de Psicologia em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Psicologia em Jequié/BA

    O curso de Psicologia em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Psicologia em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Psicologia em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade