Fisioterapia

A Fisioterapia é uma área que forma profissionais capazes de identificar, avaliar e tratar lesões que interferem na capacidade física e funcional de pacientes.

Meu futuro é Fisioterapia

Sobre o curso

A Fisioterapia é a ciência que atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, ocasionadas por fraturas, vícios de postura e má formação. Profissionais em Fisioterapia tratam pacientes com problemas cinéticos funcionais, causados em órgãos e sistemas do corpo humano; cuidam, estudam, previnem e promovem o diagnóstico, aplicam técnicas como massagens e exercícios que ajudam a restaurar a capacidade física e funcional.

Através dos conhecimentos e processos terapêuticos, fisioterapeutas participam ativamente da melhoria da qualidade de vida de seus pacientes. E com o surgimento de novas técnicas e tecnologias de aprimoramento, sua presença em clínicas e hospitais já é bem comum.
Encontram grandes oportunidades nos programas de gerenciamento de riscos das empresas, na orientação de funcionários sobre como evitar doenças ligadas às atividades e aos ambientes de trabalho, a exemplo das lesões por esforço repetitivo (LER) e postura inadequada.

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 109 de 04/02/2021.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 109 de 04 de fevereiro de 2021

Itabuna – Portaria Renovação de Reconhecimento de Curso nº 110 de 05/02/2021.

Jequié – Portaria de Autorização nº 171 de 09 de abril de 2019

Como é a faculdade de Fisioterapia?

A Unex estabelece ações pedagógicas pautadas nos quatro princípios propostos pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar do paciente; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
No curso, você estuda áreas como: ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímicas, sistemas do corpo humano, biofísica, biomecânica, sinergia funcional, cinesia, patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além de disciplinas comportamentais e sociais.

Qual a duração do curso de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

Investir em atualizações e se especializar em uma das áreas da Fisioterapia é a chave para um futuro de sucesso.
De acordo com a revista Exame, durante a pandemia da Covid-19, a procura por fisioterapeutas cresceu em 725% em 2020 e 2021.

Quais são as exigências do mercado para profissionais de Fisioterapia?

Deve possuir uma formação humanista, ética, generalista, crítica e reflexiva, além de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão integral.

Manter-se atualizado nas novas tecnologias e métodos, investir em cursos, palestras, workshops e especializações. Quem pensa em empreender também pode investir em cursos complementares de outras áreas do conhecimento, a exemplo de Marketing ou Gestão Financeira.

Quais são as principais competências e habilidades? (Segundo OMS)

• Atenção à saúde
• Tomada de decisões
• Interdisciplinaridade
• Senso crítico
• Liderança
• Código de ética
• Certificações

O MEC também recomenda uma série de competências e habilidades específicas:

• Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
• Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;
• Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas;
• Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares;
• Ter inteligência emocional, responsabilidade socioambiental, boa comunicação, capacidade de tomar decisões e empatia.

Áreas de Atuação

• Acupuntura
• Fisioterapia Aquática
• Fisioterapia Cardiovascular
• Fisioterapia Dermatofuncional
• Fisioterapia do Trabalho
• Fisioterapia Esportiva
• Fisioterapia em Gerontologia
• Fisioterapia Neurofuncional
• Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Para atuar em qualquer área da Fisioterapia é necessário ter o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de sua região. É importante ressaltar que esse registro é concedido apenas para aqueles que comprovarem ter concluído a graduação em uma universidade avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Onde Fisioterapeutas podem trabalhar?

Ao se formar, encontra oportunidades de trabalho em hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, centros de treinamentos, SPAs, academias de ginástica, empresas, centros de estética, asilos, casas de repouso, empresas e também podem se dedicar à pesquisa.
Confira algumas possibilidades profissionais:
• Fisioterapia Hematológica
• Fisioterapia Endocrinológica
• Fisioterapia Angiológica
• Fisioterapia Pericial
• Fisioterapia Domiciliar
• Fisioterapia Legal
• Fisioterapia do Sono
• Fisioterapia da Família e da Comunidade

Ensino de Qualidade

A graduação está embasada pelo Interprofissionalismo e nas Metodologias Ativas, possibilitando a realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, permite que você desenvolva competências e habilidades para que possa atuar na solução de problemas reais.

Com um corpo de docentes altamente qualificados, entre especialistas, mestres e doutores, o curso de Fisioterapia da Unex já se consolidou como uma referência na região. Através de um currículo diferenciado, que prioriza o protagonismo estudantil, a Faculdade integra estudantes por meio de aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal.

Para que você possa ter uma vivência acadêmica completa, o curso de Fisioterapia da Unex conta com projetos de monitoria, pesquisa e extensão e visitas técnicas.

O curso também busca explorar o empreendedorismo estudantil, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para possibilitar que futuros profissionais atuem com essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Depoimentos

Camille Abade Egressa de Fisioterapia

“Profissionais capacitados, dedicados no ensino dos alunos, focados no atendimento individualizado e humanizado dos pacientes, com um grande número de aulas práticas, estágios em Campos de referência na cidade, além de oportunidades incríveis como participação em grupos de pesquisa fora da instituição, cursos teóricos e práticos, simpósios e monitorias, que trouxeram o grande diferencial para a profissional que me torno diariamente”.

Estrutura do Futuro

Quem opta por fazer o curso de Fisioterapia da Unex pode contar com uma infraestrutura avançada. Com clínicas-escola próprias, que proporcionam atendimentos clínicos abertos à população, você pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores, desde o início do curso.

Os laboratórios e Clínicas-Escolas são compostos por equipamentos adequados aos métodos terapêuticos e aparatos tecnológicos, que desempenham um papel importante no tratamento e prevenção das doenças respiratórias.

Nas aulas práticas, tem acesso a equipamentos como: estabilizadores, monitor multiparamétrico, ventilador pulmonar, aspirador de secreção, espirômetro portátil, power breathe e aspirador cirúrgico de sangue e saliva. Também contam com laboratórios específicos e Clínica-Escola que permitem o atendimento comunitário nas especialidades da Fisioterapia.

Além de toda estrutura que garante atividades práticas, a Unex oferece recursos multimídia e conexão wi-fi, materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. E mais: instalações com o máximo de conforto, Sala Google, bibliotecas virtuais, salas climatizadas, auditórios, ambientes de estudos e áreas de convivência.

Itabuna

O curso de Fisioterapia da Faculdade Unex de Itabuna possibilita que os alunos desenvolvam as competências profissionais através de metodologias ativas e do uso de tecnologias na aprendizagem.
Durante a formação, os estudantes contam com laboratórios específicos e promovem diversos eventos em parceria com outros cursos, seguindo o novo modelo interprofissional, como o Fterceiraidade e o Mutirão do Diabético.

Feira de Santana

O curso de Fisioterapia Unex de Feira de Santana realiza, mensalmente, cerca de 450 atendimentos gratuitos no Núcleo de Atenção Integrado à Saúde (NAIS). Além da clínica – escola, os estudantes têm acesso a diversos laboratórios, como Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia, Fisioterapia em Neonatologia e Fisiologia do Exercício, sem contar as vivências e atividades realizadas com instituições parceiras.

Eles também são incentivados a participarem de Projetos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, Ligas Acadêmicas e eventos, como Feira de Empreendedores, NASA Hackathon e Maratona de Ideias.

Diferenciais

Participação em projetos, palestras, minicursos e oficinas – que norteiam e proporcionam aprofundamento em diferentes áreas.

Clínica-Escola – a Unex possibilita atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para a população, supervisionado por professores desde os anos iniciais do curso.

Realização de estágios – por meio de parceria com uma rede de convênios, o curso de Fisioterapia da Unex media a realização de estágios nas mais diversas áreas da profissão. Dessa forma, o você tem a oportunidade de estagiar em clínicas, casas de repouso e até mesmo hospitais.

Centro de Carreiras – contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos, orientações profissionais e estruturação de currículos; facilita sua relação com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

 

Matriz Curricular

A Matriz Curricular de Fisioterapia  está pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação. Com a Educação Interprofissional, é possível integrar o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que prioriza a perspectiva da formação de profissionais autônomos, éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
A matriz curricular do curso de Fisioterapia é composta por 43 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas: 2.280 teóricas, 480 práticas e 1.240 digitais.

O que se estuda na faculdade de Fisioterapia?

No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:

 

  • Saúde Coletiva
  • Psicologia das relações interpessoais
  • Cuidado em Saúde
  • Políticas de Saúde
  • Educação em Saúde

 

As práticas se intensificam a partir do 8º semestre.

No 7º semestre, são oferecidas 4 disciplinas optativas:

• Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
• Ciências Forenses
• Estética em Saúde
• Libras

Nos últimos períodos, estudantes passam pelo Estágio Supervisionado I e II.

Coordenação de Curso

Feira de Santana

Profª. MSc. Nívea Malafaia

  • Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social
  • Especialização em Fisioterapia Neurofuncional
  • Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação
  • Graduada em Fisioterapia

Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista

Profª Kelly de Melo Bomfim

  • Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável
  • Especialista em Anatomia Humana
  • Especialista em Biomecânica Humana
  • Graduada em Fisioterapia
  • Graduada em Ciências Contábeis

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Fisioterapia em Feira de Santana/BA

    O curso de Fisioterapia em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Fisioterapia em Itabuna/BA

    O curso de Fisioterapia em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Fisioterapia em Jequié/BA

    O curso de Fisioterapia em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Fisioterapia em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Fisioterapia em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade