Engenharia Civil

A Engenharia Civil é o ramo que faz o planejamento, execução, projeção e gerenciamento de obras, além da fiscalização de projetos e construções.

Meu futuro é Engenharia Civil

Sobre o curso

Se você era um fã de Lego e Roblox na infância, talvez encontre na Engenharia Civil a sua profissão ideal.
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras de casas, prédios, viadutos, barragens e estradas. O profissional acompanha todas as etapas das reformas ou construções, analisa as condições do solo e estuda a insolação e a ventilação do local, definindo os tipos de fundação e os acabamentos.
O aluno de Engenharia Civil vai estudar matérias como Matemática Aplicada, Física Integradora, Química Aplicada e Mecânica dos Solos. Por isso, é importante ter certa aptidão para as áreas de Matemática, Física e Química.
Para conseguir o diploma em Engenharia Civil, o aluno precisa realizar ao menos um estágio supervisionado na área. Para exercer a profissão, é obrigatório ter diploma superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (CREA).

Ato regulatório

Feira de Santana – Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 109 de 04/02/2021.

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 109 de 04 de fevereiro de 2021

Itabuna – Portaria Renovação de Reconhecimento de Curso nº 330 de 23/10/2020.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 1.872, de 7 de dezembro de 2021

Como é a faculdade de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O curso proporciona os conhecimentos necessários para que o futuro Engenheiro Civil desenvolva e gerencie os projetos e obras das construções civis, hidráulicas, geotécnicas e demais áreas. Essa formação permite a construção de casas, prédios, pontes, túneis, estradas e diversos outros tipos de empreendimentos.
É importante que o aluno tenha afinidade com a área de exatas por possuir muitos cálculos. Os últimos períodos de Engenharia Civil possuem estágio supervisionado obrigatório e, nesses semestres, o estudante tem a chance de viver a rotina de um engenheiro e conhecer as áreas de atuação de sua profissão.

Qual a duração do curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

A Engenharia Civil está entre as profissões mais solicitadas no mercado de trabalho. Com perspectivas de crescimento, que registram os melhores salários entre formados de nível superior, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com muita versatilidade, o mercado de trabalho permite que profissionais ocupem cargos administrativos, como em gestão de projetos e de pessoas.

Além das possibilidades de trabalho em escritórios, indústrias, gestão de empresas e mercado financeiro, o engenheiro e a engenheira civil contam com o investimento público em infraestrutura. As obras de construção de prédios populares, estradas, barragens, viadutos e pontes continuam com tudo.

Outra opção são as empresas multinacionais, que sempre buscam profissionais da área para trabalhos fora do país. Portanto, ter um conhecimento em uma língua estrangeira, como o inglês, pode ser um diferencial.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Conhecer ferramentas inovadoras da atualidade, como drones, impressão 3D, tijolos inteligentes, sistemas informatizados, dispositivos móveis e softwares de gestão.

As especializações também são importantes. Mesmo com as crises econômicas, sanitárias e guerras que influenciam o mercado, a Engenharia Civil nunca parou.

Algumas das competências e habilidades necessárias para ser um bom Engenheiro Civil, são:

Habilidade com números
Facilidade com tecnologia
Saber lidar com pressão
Proatividade
Ser comunicativo

Também faz parte das competências do Engenheiro Civil lidar com diferentes equipes dentro de uma obra, desde o contratante aos operários. Para isso, é preciso que o profissional tenha um espírito de liderança para manter o projeto alinhado com a sua equipe.

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental e empatia estão entre as habilidades que um bom profissional da Engenharia Civil deve ter.

Áreas de Atuação

Quem escolhe a Engenharia Civil tem diversas possibilidades de carreira. O profissional é responsável pelo planejamento até a execução final de uma obra. Por isso, ele pode atuar dentro de equipes ou de forma individual, sendo responsável por produzir os projetos de construção e/ou reformas de casas, estradas e prédios, avaliar obras em andamento em relação aos aspectos técnicos, fazer os cálculos das dimensões e materiais necessários para as obras e também monitorar e verificar as condições de segurança.
O Engenheiro Civil também pode prestar consultoria no setor de Construção Civil e desenhar e criar fluxo de saneamento básico, assim como atuar em cargos administrativos, como gestão de projetos e pessoas.

Onde o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar?

O curso de Engenharia Civil habilita profissionais para atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento ao desenho da planta, até a definição dos materiais de acabamento. O Engenheiro Civil é responsável pelo estudo do solo, o cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.
Para além de obras, esse profissional também pode atuar em:

Mineração
Equipamentos industriais
Consultoria
Materiais de construção
Telecomunicações
Setor financeiro
Administração
Docência de Nível Superior

Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho da Engenharia Civil é um dos mais promissores na atualidade.

Ensino de Qualidade

A graduação em Engenharia Civil está baseada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas. Através dessa metodologia, a instituição garante o desenvolvimento de competências e habilidades para que você possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso conta com docentes de excelência, entre especialistas mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas – integrando estudantes em aulas dinâmicas e participativas, com abordagem interpessoal; além de fomentar o protagonismo e o desenvolvimento de competências específicas de cada área profissional.

Aqui, você tem a oportunidade de realizar visitas técnicas e participar de projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica. O curso também busca explorar seu lado empreendedor para que saiba abrir seu próprio negócio.

Estrutura do Futuro

Conta com laboratórios projetados para estimular a inovação, equipados com fresadoras mecânicas e impressoras 3D, além de ferramentas voltadas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e projetos. Nelas, você pode integrar equipes de estágio supervisionado por professores desde o terceiro semestre.

Na unidade, tem acesso a recursos multimídia e conexão wi-fi, materiais digitais e programas que simulam problemas reais. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google.

 

Diferenciais

Infraestrutura de ponta

Possui laboratórios projetados para estimular a inovação, equipados com fresadoras mecânicas e impressoras 3D, voltados para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e projetos para o mercado de trabalho.

Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação

Através da parceria com uma rede de convênios, a graduação promove estágios nas mais diversas áreas de atuação do Engenheiro Civil.

Centro de Carreiras

Contribui com a empregabilidade de estudantes e egressos, por meio de orientações profissionais e estruturação de currículos; facilita a relação com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

Corresponde as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e é composta por 61 disciplinas, com uma carga horária total de 3.560 horas.

A Educação Interprofissional articula o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos, com rigor científico, crítico e com responsabilidade social.

O que se estuda na faculdade de Engenharia Civil?

 

No início do curso:

o aluno estuda disciplinas como:

Desenho Técnico
Introdução à Engenharia
Matemática Aplicada
Geometria Analítica Aplicada
Língua Portuguesa

As práticas se intensificam a partir do 8º semestre.

No 10º semestre, são oferecidas 3 disciplinas optativas:

Geologia
Poluição das Águas
Direito Ambiental

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Engenharia Civil em Feira de Santana/BA

    O curso de Engenharia Civil em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Engenharia Civil em Itabuna/BA

    O curso de Engenharia Civil em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Engenharia Civil em Jequié/BA

    O curso de Engenharia Civil em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Engenharia Civil em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Engenharia Civil em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade