Ciências Contábeis

A área de Ciências Contábeis prepara o profissional para gerir e organizar a parte financeira de empresas, controlando despesas, receitas, investimentos e lucros.

Meu futuro é Ciências Contábeis

Sobre o curso

A graduação em Ciências Contábeis capacita os alunos para atuar diretamente com a organização financeira de pessoas físicas ou mesmo de empresas e organizações. O profissional de contabilidade fica responsável por manter o controle do patrimônio e tudo o que envolve a área financeira, garantindo que a documentação e toda a parte de finanças esteja dentro da legislação vigente, evitando irregularidades.

Para que ele possa desenvolver suas atividades, o estudante de Ciências Contábeis tem acesso a diversas disciplinas que demonstram conceitos básicos e gerais de Economia, Matemática Financeira, Teorias da Administração, Ciências Sociais, Estatística. Mas também tem acesso aos conteúdos específicos da profissão, como: Orçamento Público, Perícia, Controladoria e tantas outras.Durante sua formação, o aluno desenvolve todas as competências necessárias para se capacitar e ingressar no mercado de trabalho, sendo capaz de organizar e executar os planejamentos e as operações contábeis.

Ato regulatório

Feira de Santana –  Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso nº 203 de 25/06/2020.

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis da Unex é do tipo bacharelado, ou seja, prepara o profissional para atuar em diversos segmentos. Nos primeiros semestres do curso, há um foco maior nas disciplinas gerais, como Sociologia, Direito e Administração. Mas a grade curricular do curso também conta com disciplinas técnicas e específicas, como as de Teoria da Contabilidade, Controladoria e Planejamento.

O curso busca garantir que futuros profissionais de contabilidade adquiram uma visão ampla, estratégica e saibam enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual. Por isso, além de certificar que se cumpra todas as exigências do Ministério da Educação, são realizados minicursos, oficinas, e outras capacitações.

Qual a duração do curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de contabilidade apresenta uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, com 93,8% dos profissionais contratados.

Além de ter uma demanda alta, a contadora e o contador podem atuar de forma autônoma, empreendendo e oferecendo consultorias para organizações privadas. Como são responsáveis por cuidar da movimentação financeira de uma empresa e garantir que esse processo esteja dentro dos trâmites legais, é impossível que grandes e pequenas corporações deixem de contratar.

São diversos campos e possibilidades que podem ser exploradas por profissionais de contábeis, que vão desde auditoria, tesouraria, controladoria, gerenciamento de micro e pequenas empresas até consultoria particular.

Vale lembrar que assim como em outros setores, a área contábil também absorveu as tendências tecnológicas, por isso, é importante se especializar para os novos desafios desse mercado.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Os conhecimentos técnicos da área são essenciais, mas o mercado atual exige que as pessoas compreendam, ainda que minimamente, outros campos do conhecimento que agreguem valor à profissão.

São necessárias habilidades interpessoais, como: liderança, boa comunicação, capacidade para trabalhar em equipe, habilidade para resolver conflitos, além de uma formação humanística, senso de responsabilidade, rigor crítico, reflexivo e ética.

Outra exigência é que se conecte às novas tecnologias e às atualizações da área, já que a digitalização dos processos tem impactado e modificado a forma de trabalho em todos os setores. A Inteligência Artificial e a Robótica são grandes exemplos disso.

Quais são as principais competências e habilidades? (Segundo MEC)

• Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
• Apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
• Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
• Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
• Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica.

Também é importante que esse profissional tenha:

Afinidade com programas de automação contábil
Boa gestão e proatividade
Formação contínua
Visão empreendedora
Capacidade para liderar equipes e trabalhar em conjunto

Áreas de atuação

Como bacharel em Ciências Contábeis, você pode atuar como autônomo, fazer parte de uma empresa, investir em uma carreira pública, optar pela docência, ensinando em universidades ou cursos técnicos ou trabalhar como um profissional liberal também, criando a sua própria organização. Entre as principais áreas de atuação estão:

Auditoria Contábil
Perícia Contábil
Planejamento Tributário
Controladoria
Auditoria Fiscal
Contabilidade

Onde o profissional de Ciências Contábeis pode trabalhar?

No setor público (prefeituras, secretarias, conselhos regionais, câmaras municipais)

  • Receita Federal
  • Tribunal de Contas
  • Ministério Público
  • Perícia Contábil

No setor privado (empresas)

  • Gestão
  • Cargos de diretoria
  • Controladoria
  • Contabilidade gerencial de empresas
  • Consultoria Financeira

No setor de ensino

  • Professor de cursos técnicos
  • Docente em cursos profissionalizantes
  • Docente no Ensino Superior (mas é necessário uma especialização)

Empreendedorismo

  • Ter um escritório de contabilidade

Ensino de Qualidade

Com uma Metodologia Ativa, estudantes da Unex aprendem enquanto vivenciam situações reais da prática profissional. Esse modelo consegue integrar teoria e prática por meio de simulações empresariais e garante que cada estudante saiba lidar com o dia a dia da profissão.

Para o exercício da profissão, você conta com: Laboratórios de Práticas Contábeis; participação e criação de projetos em Ciências Contábeis; atividades de pesquisa e extensão; oficinas práticas; e palestras com a participação de especialistas.

Embasado pelo Interprofissionalismo, o curso possibilita a relação com outras áreas do conhecimento, visando formar Profissionais do Futuro, que ampliam os limites do seu campo de atuação e têm a facilidade de aplicar métodos e técnicas de outras áreas na profissão.

Depoimentos

Lavinea Almeida Mascarenhas em agradecimento à Universidade após passar em uma seleção de emprego.

“Foi amando a instituição e o que ela me ensinou, que eu estou onde estou. Ela dá oportunidade de crescimento para os alunos, oportunidade de desenvolvimento dentro da carreira profissional. E se eu estou evoluindo mais como profissional hoje, é por conta disso.”

Estrutura do Futuro

A Unex garante que estudantes tenham salas climatizadas, laboratórios com equipamentos de ponta, ambientes de lazer, espaços de aprendizagem, espaços de convivência e bibliotecas virtuais com vasto acervo.

Além desses espaços, o curso conta com: visitas técnicas, laboratórios de informática equipados com sistema contábil, um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, desenvolvimento de projetos, oficinas de capacitação técnica e profissional, além de ter um corpo docente formado por mestres e especialistas na área.

Diferenciais

Laboratório de Ciências Contábeis – possibilita a interação entre teoria e prática profissional, com equipamentos de informática e programas específicos da área contábil.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – nesse espaço são realizadas oficinas, seminários, projetos de extensão e a prática profissional – com atendimento ao público por meio do convênio em parceria com a Receita Federal.

Centro de Carreiras – facilita sua inserção no mercado de trabalho com orientação profissional, estruturação de currículos e diversos serviços gratuitos que oferecem mais chances de empregabilidade.

Matriz Curricular

Tem eixos de formação geral, eixos específicos e transversais. São 16 ciclos com 3200 horas de curso, contando com atividades complementares, estágio e extensão. A partir de ideia de transversalidade e Interprofissionalismo, estudantes desenvolvem conhecimentos através dos Projetos Integradores, com atividades interdisciplinares e dos Projetos Extensionistas, que possibilitam a vivência profissional.

O que se estuda na faculdade de Ciências Contábeis?

No Eixo de Formação Geral, as disciplinas iniciais são:

  • Teoria das Organizações
  • Planejamento de Carreiras
  • Direito do Trabalho
  • Gestão Ágil de Projetos

No Eixo Específico, as disciplinas são:

• Fundamentos da Contabilidade
• Ética Profissional Contábil
• Economia
• Contabilidade Comercial

No Eixo Transversal é voltado para a discussão de temáticas como:

Empreendedorismo

Sustentabilidade

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Multiculturalismo

Coordenação do Curso

Feira de Santana

Profª. Jucicleide das Mercês Nascimento Santos

  • Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia
  • Especialista em Docência do Ensino Superior
  • Especialista em Economia Financeira e Análise de Investimentos
  • Graduada em Administração

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Ciências Contábeis em Feira de Santana/BA

    O curso de Ciências Contábeis em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade