Biomedicina

O curso de Biomedicina é destinado à pesquisa na área da saúde humana, vegetal ou animal. A graduação prepara o estudante para identificar as causas e formas de doenças, assim como os microrganismos que causam essas patologias.

Meu futuro é Biomedicina

Sobre o curso

A faculdade de Biomedicina é destinada a pesquisa das doenças humanas, causas, formas de transmissão e tratamento. Além da realização de pesquisas, biomédicas e biomédicos também se dedicam a produção de vacinas e medicamentos, análise de materiais biológicos para o descobrimento de patologias, vírus e todos os tipos de microrganismos causadores de doenças.

Realizam estudo das células, tecidos e como esses materiais se comportam quando submetidos a ação de agentes externos. É durante esse processo que identificam como podem criar substâncias, medicamentos ou tratamentos para a prevenção de doenças.

Além das práticas laboratoriais e análises clínicas, a Biomedicina se tornou uma área bem versátil, agregando o campo estético ao seu âmbito de atuação. Nesse tipo de especialização, você pode atuar com procedimentos estéticos que promovem saúde, beleza e bem-estar para seus pacientes.

Quem escolhe a profissão encontra um mercado de trabalho bem amplo, com opções para atuação em hospitais, laboratórios, clínicas, órgãos públicos de saúde, na pesquisa científica e em tantos outros espaços.

Ato regulatório

Itabuna – Portaria de Reconhecimento de Curso nº 110 de 05/02/2021.

Jequié – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 110 de 04 de fevereiro de 2021

Vitória da Conquista – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 109 de 04 de fevereiro de 2021

Como é a faculdade de Biomedicina?

O curso articula três aspectos importantes: o estudo da saúde, da doença e da interação do homem com o meio ambiente. Para que você possa ter uma visão integral da saúde humana, a faculdade de Biomedicina inclui diversas áreas do conhecimento, desde as gerais até as específicas e complementares: Português, Matemática, Estatística, Microbiologia, Imunologia, Citopatologia, Genética, Biologia Molecular, Patógenos, Diagnóstico Laboratorial e outras.

Qual a duração do curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

A área da saúde ganhou mais espaço nos últimos anos, devido a pandemia e a preocupação geral com ações de prevenção e qualidade de vida. Nesse sentido, novas pesquisas sobre doenças, viroses, meios de transmissão e tipos de tratamento surgem frequentemente, o que dá ao setor de Biomedicina uma relevância muito maior.

Além desse campo, a carreira em Biomedicina se encontra em expansão com as especializações voltadas para a área de estética. Atualmente, a biomédica e o biomédico que têm esse complemento conseguem atuar não só nas empresas, clínicas e laboratórios, mas também podem empreender, oferecendo tratamentos estéticos.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, podem atuar em mais de 30 habilitações, como: genética, biologia molecular, análises clínicas, reprodução humana, banco de sangue, entre outras.

Quais são as exigências do mercado para profissionais de Biomedicina?

Deve desenvolver ações voltadas para prevenção da saúde e tratamento de doenças, seja através do desenvolvimento de vacinas ou medicamentos; trabalhar com altos padrões de qualidade, levando sempre em consideração a bioética da prática profissional; ser capaz de tomar decisões, avaliando o custo-benefício de cada processo; perfil de liderança, compromisso, responsabilidade, empatia, colaboração para atuar em equipes multiprofissionais e bom gerenciamento; administração dos recursos físicos e materiais; educação permanente.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Biomedicina?

O MEC recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação do estudante de Biomedicina, tais como:

  • Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual
  • Ser capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem
  • Estar pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

Em relação às habilidades, o MEC recomenda que os profissionais:

  • Possam atuar em todos os níveis de atenção à saúde
  • Atuem multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética
  • Contribuam para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas
  • Conheçam métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos
  • Sejam capazes de emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios
  • Exerçam, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo

Áreas de atuação

Setor público ou privado, em indústrias, laboratórios, clínicas, hospitais, na docência ou como pesquisador(a) em institutos.
Com uma ampla atuação dentro da área de saúde, a biomédica e o biomédico podem atuar com:

Microbiologia
Vigilância Sanitária
Biossegurança
Análises Clínicas
No setor de estética
Terapias alternativas
Toxicologia
Tratamento de fertilidade
Análise Ambiental

Onde trabalhar?

• Professor universitário
• Pesquisador

Laboratórios, clínicas e hospitais
• Funções administrativas
• Bancos de sangue

• Análises clínicas
Clínicas de Imagem
• Operação de equipamentos e sistemas de diagnóstico por imagem

Clínicas de Estética
• Realização de procedimentos preventivo

Área Sanitária
• Questões políticas e sociais de proteção da saúde
Institutos de pesquisa

• Saúde Pública
• Prevenção de doenças
• Desenvolvimento de vacinas

Indústrias alimentícias
• Microbiologia dos alimentos

 

Ensino de Qualidade

Com um modelo de ensino-aprendizagem diferenciado, a Unex estimula a capacitação continuada e a fomentação de pesquisas para atenção à saúde.

A prática interprofissional é um dos diferenciais da instituição: desde os semestres iniciais do curso, você tem acesso às práticas laboratoriais de forma integrada, que não só os auxiliam a se desenvolver em seu campo de atuação, mas permitem trabalhar de forma interdisciplinar, colaborando com outros cursos da área de saúde.

Somados à matriz curricular por competências, estão um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura de alta tecnologia, com laboratórios bem equipados, salas climatizadas, espaços de convivência, bibliotecas com vasto acervo e todo o suporte acadêmico necessário. Por conta desses fatores, egressos da Unex têm a garantia do perfil desejado e rápida inserção no mercado de trabalho.

Depoimentos

Matheus Conceição estudante do 8º semestre de Biomedicina

A Instituição traz uma infraestrutura diferenciada, há muito tempo esse também foi um dos diferenciais da Unex. Hoje temos laboratórios mais modernos e tecnológicos, o que auxilia no processo de aprendizagem. Ainda contamos com professores renomados, que auxiliam em todo o processo de aprendizado, e tornam-se mais que docentes, mas referências profissionais. Pois, esses espelhos profissionais começam ainda na academia e os professores da Unex são profissionais de Excelência. Esse conjunto contribui para a formação de um bom profissional.

Estrutura do Futuro

Feira de Santana

A graduação em Biomedicina da Unex de Feira de Santana dispõe de ampla infraestrutura, caracterizada como a melhor da região, com laboratórios bem equipados para aulas práticas e Laboratório-Escola de Análises Clínicas. Desde o início da graduação, o estudante realiza atendimentos sociais e tem o contato com a dinâmica de funcionamento de uma laboratório de patologia clínica. Possui ainda uma clínica própria de Acupuntura e Estética dentro do Núcleo de Atenção Integrado a Saúde (NAIS).

Na unidade de Feira de Santana o aluno de Biomedicina tem acesso ao melhor corpo docente da região, composto por doutores, mestres e especialistas. Promove linhas de pesquisa, extensão e iniciação científica em Microbiologia, Biologia Molecular e Análise Ambiental, além de possuir um grupo de pesquisa exclusivo em Biotecnologia. Este incentivo resultou em um projeto de pesquisa premiado no Congresso Nacional de Biomedicina.

 

Itabuna

A Faculdade Unex de Itabuna oferece um curso de Biomedicina que permite uma formação com foco em áreas como Análises Clínicas, Imagenologia, Estética e Microbiologia, com práticas desenvolvidas em laboratórios da rede particular e pública do município. Possui laboratórios estruturados e será contemplada com uma clínica integrada em saúde contendo um Laboratório-Escola de Análises Clínicas.

Diferenciais

Iniciação Científica – promove linhas de pesquisa, extensão e iniciação científica em microbiologia, biologia molecular e análise ambiental.

Grupo de pesquisa – exclusivo em Biotecnologia, que proporciona o conhecimento das mais atuais técnicas de estudo nessa área.

Laboratórios – com uma ampla infraestrutura física, laboratórios equipados para aulas práticas e Laboratório Escola de Análises Clínicas.

Atendimento à população carente – você tem contato com a dinâmica de um laboratório de patologia clínica, além de clínica própria de acupuntura e estética no NAIS (Núcleo de Atenção Integral à Saúde).

Interprofissionalismo – proporciona a interação contínua com os docentes, estimulando a atitude proativa, discutindo diversas situações clínicas e dividindo esse espaço de trabalho com outras áreas da saúde, como: Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.

Centro de Carreiras – um setor de direcionamento e cadastro de currículo para inserção no mercado de trabalho, além de possuir convênios para estágios com os melhores laboratórios e clínicas da cidade e região.

Corpo docente qualificado – possui o melhor corpo docente da região, composto por professores Doutores, Mestres e Especialistas.

Matriz Curricular

Prioriza as áreas do conhecimento que colaboram para a formação global do profissional, tanto técnico-científica, quanto comportamental.

O curso de Biomedicina da Unex tem 3200 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, projetos interprofissionais, estágios e atividades curriculares complementares.

O que se estuda na faculdade de Biomedicina?

Nos semestres iniciais da graduação, o aluno de Biomedicina estuda:

  • Bases Moleculares e celulares da saúde
  • Saúde Coletiva
  • Virologia
  • Genética Humana
  • Políticas de Saúde
  • Métodos de apoio diagnóstico em saúde

A partir do 4º semestre começam os estágios e projetos:

  • Estágio de Imunonologia Clínica
  • Estágio de Líquidos Corporais
  • Projeto Interprofissional em saúde – Atenção Primária
  • Estágio de Hematologia Clínica e Hemoterapia
  • Estágio de Microbiologia Clínica
  • Projeto Interprofissional em saúde – Média e alta complexidade

O Estágio Supervisionado começa a partir do 7º semestre, além das disciplinas optativas, como:

  • Ciências Forenses
  • Estética em Saúde
  • Libras
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Coordenação de curso

Feira de Santana

Profª Louise Rodrigues Barreto

  • Mestre em Biologia e Biotecnologia de Microorganismos ( UESC)
  • Esp. em Citopatologia Oncótica (Conselho Federal de Farmácia)
  • Esp. em Biomedicina estética (FAPUGA)
  • Graduação em Biomedicina (UESC)

Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista

Profª Beatriz Oliveira Rabelo

  • Doutora em Bioquímica  e Biologia Molecular
  • Mestra em Bioquímica  e Biologia Molecular
  • Especialista em Biologia celular e Molecular
  • Graduada em Biomedicina

Onde Estudar

  • Feira de Santana

    Biomedicina em Feira de Santana/BA

    O curso de Biomedicina em Feira de Santana/BA é oferecido no endereço:
    Rua Artêmia Pires Freitas, , SIM

    Conheça a unidade
  • Itabuna

    Biomedicina em Itabuna/BA

    O curso de Biomedicina em Itabuna/BA é oferecido no endereço:
    Praça José Bastos, 55, Osvaldo Cruz

    Conheça a unidade
  • Jequié

    Biomedicina em Jequié/BA

    O curso de Biomedicina em Jequié/BA é oferecido no endereço:
    Avenida Antônia Garcia Ribeiro, 2888, São Judas Tadeu

    Conheça a unidade
  • Vitória da Conquista

    Biomedicina em Vitória da Conquista/BA

    O curso de Biomedicina em Vitória da Conquista/BA é oferecido no endereço:
    Rua Ubaldino Figueira, 200, Exposição

    Conheça a unidade