Se você está curioso para saber o que se estuda na faculdade de Medicina, quais são as disciplinas e atividades que são realizadas, viemos aqui mostrar para você como o curso funciona!

A Medicina é a área do conhecimento que se dedica à manutenção da saúde. Praticada desde a Antiguidade, seu principal objetivo é a prevenção, tratamento e cura de doenças humanas, assim como a promoção do bem-estar físico e social.

Para garantir esses benefícios, o Médico precisa dedicar, no mínimo, 6 anos de estudos para ter a formação. Nesse tempo, ele estuda diversas disciplinas, que estão divididas entre os semestres da graduação.

Grade Fundamental do curso de Medicina

Nos anos iniciais da faculdade de Medicina, o estudante aprende os fundamentos teóricos da área médica. Entre as disciplinas estudadas nos primeiros semestres estão:

Anatomia
Bioquímica
Fisiologia
Farmacologia
Microbiologia
Genética
Histologia

Para que seja possível assimilar os conteúdos e relacioná-los com a prática médica, o estudante tem a oportunidade de realizar atividades nos laboratórios de anatomia, fazendo manipulações com bonecos que simulam o corpo humano, peças cirúrgicas, e em 3D. Nessa etapa também são realizados experimentos químicos e biológicos com microscópio.

Etapa Pré-Clínica do Curso de Medicina

Essa é uma fase em que os estudantes se dedicam ao estudo das doenças, ou seja, eles aprendem a identificar como as patologias se manifestam no corpo. Nessa etapa, eles pesquisam profundamente sobre as famílias de doenças, evolução, efeitos no corpo humano, principais sintomas, formas de prevenção e principalmente os tipos de tratamento.

Etapa Clínica

Essa é a fase que os estudantes mais gostam, pois é na etapa clínica que os alunos passam a atuar dentro dos hospitais, realizando plantões, mas sempre sob a supervisão de profissionais.

Nessa etapa, além de continuar os estudos na faculdade, o estudante também realiza atendimentos e tem a oportunidade de conhecer as especialidades, como Cardiologia, Traumatologia, Cirurgia, Urologia, Pediatria, Ginecologia. A partir desse momento, com as experiências vividas, ele consegue definir qual área de atuação ele vai seguir.

Agora que você já sabe o que se estuda na faculdade de Medicina e quais são as etapas do curso, basta começar! O primeiro passo é clicar aqui e fazer a sua inscrição no processo seletivo do curso de Medicina da Unex.

Depois, é organizar seus estudos, passar no processo seletivo e contar com a gente para te auxiliar com dicas super bacanas para intensificar sua aprendizagem na faculdade!