Imagine a cena: você entra em um centro cirúrgico e em vez de encontrar um cirurgião, pronto para realizar seu procedimento, você se depara com um robô. Acha que isso é impossível? Não com a tecnologia da Internet 5g na saúde!

Calma! Ainda falta um tempo para que esse recurso chegue ao Brasil de uma forma mais ampla, mas já podemos vislumbrar um futuro em que os serviços de inteligência artificiais poderão se tornar presentes no dia a dia da rotina médica, analisando os sinais vitais dos pacientes, ajudando a prevenir, tratar e até mesmo descobrir doenças.

Você pode até que essa conversa já é antiga, e que talvez a internet 5G nem cause tantos impactos assim na área da saúde, mas viemos aqui te dizer que com a evolução da rede móvel, a área médica também tem muito a evoluir.

Internet 5G

A Internet 5G é a quinta geração de internet móvel, ou seja, ela surge como uma substituta aprimorada da rede móvel 4G que é disponibilizada pelas operadoras de internet.

Na prática, essa evolução representa mais alcance, uma velocidade maior nos dispositivos móveis e consequentemente possibilita que os usuários naveguem mais rápido, de forma simultânea e tudo isso sem afetar a qualidade do sinal.

Quem viveu aquele período em que a internet era discada, ou então tinha que acessar a rede somente após a meia noite porque era mais barato, pode entender o impacto da Internet 5G.

Justamente por conta dessas características, como a estabilidade e velocidade na troca de informações entre os dispositivos conectados que fazem da Internet 5G na saúde e na Medicina uma grande aliada.

Leia também: Medicina no Metaverso: o que vem por aí

Benefícios da Internet 5G na saúde

Já deu para entender que a internet 5G proporciona alta velocidade e qualidade, e assim como em outras áreas, essa inovação pode causar grandes impactos no setor de saúde e Medicina.

Com a implementação do 5G, será possível fornecer diversos serviços de saúde digitais de forma remota, como por exemplo, um paciente que mora longe dos centros de atendimento, poderá ser atendido pelo médico no ambiente domiciliar.

Mas isso já não acontece com o teleatendimento? A telemedicina se tornou mais abrangente após a pandemia, quando o serviço médico estava limitado. Mas esse tipo de atendimento não atingia toda a população.

O Brasil é um país com dimensões continentais, possui comunidades que vivem muito afastadas dos centros urbanos, e sem acesso à internet, justamente porque a rede 4G não tinha o alcance necessário para atender essa população. Todo esse cenário pode mudar com a internet 5G.

E não é só o alcance que irá facilitar o atendimento, o 5G na saúde também permitirá avaliações em tempo real, com os dados dos pacientes sendo avaliados por um profissional de saúde que atende de forma remota.

Os avanços também irão diminuir o tempo gasto com procedimentos que podem ser automatizados, além do uso de sensores, câmeras, algoritmos que reconhecem padrão de movimentos e sinais vitais que podem avaliar se o paciente está bem, se ele precisa de atendimento de emergência, e a própria tecnologia dará conta de acionar uma equipe médica.

Você pode se perguntar se um dia essas tecnologias podem substituir o profissional, a resposta é: não! Esses recursos irão auxiliar, garantir melhorias, mais eficácia no atendimento e tratamento médico. Mas o olhar humanizado, a sensibilidade e todas as competências técnicas necessárias para essa atividade requer o trabalho do profissional.