Quer saber como conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais, e até mesmo tentar um financiamento estudantil para a faculdade de Medicina? Confira esse conteúdo e saiba como garantir esses benefícios!

Formas de Financiar a Faculdade de Medicina: ProUni e FIES

Quem tem um sonho de ingressar na faculdade de Medicina procura diversas possibilidades para custear o curso. Se você é um dos estudantes que têm dificuldades financeiras, mas não quer abrir mão desse sonho, viemos aqui te falar sobre duas formas de realizá-lo: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Fies – Para quem procura opções de financiamento, o FIES possui as melhores taxas para isso. Nessa modalidade, você pode financiar a sua faculdade de Medicina através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Mas, para ter acesso ao FIES você precisa preencher alguns requisitos, como:

Ter renda média familiar abaixo de 3 salários mínimos;

Média geral mínima de 450 pontos no ENEM;

Não ter zerado a redação.

Ter terminado o ensino médio, mas nunca concluído um curso superior.

O Fies tem duas modalidades. A primeira oferece financiamento com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. A segunda, o P-Fies, é destinada aos estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

E quais são as regras do Fies?

A dívida pode ser paga em até 14 anos, com possibilidade de renegociação;

Juros zero com correção apenas da inflação;

Cobertura de até 8 mil reais da mensalidade.

Vale lembrar que durante os estudos, o aluno paga um valor referente aos juros do financiamento mensalmente, mas a maior parte do pagamento é feita ao final do curso.

ProUni – O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. O ProUni oferece dois tipos de bolsa:

Integral (que cobre 100% do valor da mensalidade)
Parcial (que cobra 50% do valor da mensalidade)

E quais são os requisitos para ganhar bolsa no ProUni?

Completar o ensino médio em escola pública ou na rede particular como bolsista;

Renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;

Ser professor da rede pública

Pessoa com deficiência

Ter feito o Enem do ano anterior, obter ao menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação.

Lembre-se! Para ter acesso a faculdade de Medicina por meio do ProUni você deve ter um bom rendimento no Enem. Geralmente, as notas de corte para bolsas do Prouni Medicina ficam em torno de 763 pontos.

Com essas possibilidades, o seu sonho de ser médico fica muito mais próximo de se tornar real, não é mesmo? Não adie o seu futuro! Escolha a melhor opção para você e comece agora a sua faculdade de Medicina!